Show simple item record

dc.contributor.authorDimov, Tatiana
dc.date.accessioned2016-06-02T19:45:54Z
dc.date.available2007-10-19
dc.date.available2016-06-02T19:45:54Z
dc.date.issued2006-04-28
dc.identifier.citationDIMOV, Tatiana. Irmãos de crianças autistas: problemas de comportamento, competência social e relacionamentos intra e extra familiares.. 2006. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2946
dc.description.abstractConsidering the effects that living with autistic children can have on a family, most authors have investigated the familiar adjustment through a focus in the mothers. Relatively few studies have evaluated the adjustment siblings of the autistic child. And these studies, however, have reported conflicting results. While some authors report that those siblings are well adjusted other studies find that having an autistic sibling can have negative effects on a child. The contrast is attributed to methodological problems and the need for further investigation. The main purpose of the present study is to investigate behavioral problems and social competence in siblings of children with autism and to evaluate their perception of familiar and social relationships. Eight brothers were selected to participate in the study. Four having an autistic sybling, and four having a normal sybling. Instruments included two questionnaires witch evaluated social competence and behavioral problems (CBCL and YSR) and a semi-structured interview. Results indicated that siblings of children with autism present more behavioral problems and scores of social competence lower than those presented by control group; this tendency is stronger in the younger siblings. The siblings reported higher levels of responsibility when compared to the control group and have difficulties for dealing with the brother s disease.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.subjectIrmãos e irmãspor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectProblemas de comportamentopor
dc.subjectAutismo em criançaspor
dc.titleIrmãos de crianças autistas: problemas de comportamento, competência social e relacionamentos intra e extra familiarespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Matsukura, Thelma Simões
dc.description.resumoConsiderando os efeitos que a convivência com crianças autistas pode ter no núcleo familiar, a maior parte dos estudos tem focalizado o cuidador principal, através da figura materna. Poucos estudos focalizam os irmãos dessas crianças. Não obstante os resultados apresentados por estes estudos com irmãos ainda são contraditórios, enquanto algumas pesquisas indicam que estes irmãos não têm maiores riscos em apresentar problemas em seu desenvolvimento e que até estão em vantagem em relação a isso, outros autores indicam efeitos negativos apresentados por estas crianças. A discrepância nestes dados pode ser explicada por problemas metodológicos apresentados em muitas destas pesquisas e pela necessidade de continuidade das investigações. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo identificar a presença de problemas de comportamento e competência social em irmãos de crianças autistas e suas percepções sobre os relacionamentos intra e extra familiares. Participaram deste estudo 4 irmãos mais velhos de meninos autistas e 4 irmãos mais velhos de crianças com desenvolvimento típico, como grupo controle. Foram utilizados instrumentos de avaliação de comportamento e competência social (CBCL e YSR) junto aos irmãos e suas mães e realizadas entrevistas semi-estruturadas com estes irmãos. Os resultados apontam que os irmãos de autistas apresentam mais problemas de comportamento e baixos escores de competência social quando comparados ao grupo controle, sendo que a tendência se agrava nos irmãos mais jovens. Observou-se através das entrevistas que os irmãos de autistas relatam maior carga de responsabilidades e enfrentam dificuldades em lidar com a doença do irmão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H350474por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record