dc.contributor.author | Capobianco, Drausio | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:45:58Z | |
dc.date.available | 2007-12-06 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:45:58Z | |
dc.date.issued | 2005-06-27 | |
dc.identifier.citation | CAPOBIANCO, Drausio. Sensibilidade a contingências de reforçamento : desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down
e com desenvolvimento típico.. 2005. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2970 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Sao Carlos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Behaviorismo (Psicologia) | por |
dc.subject | Sensibilidade a contingências | por |
dc.subject | Contingências de reforço | por |
dc.subject | Esquemas de reforço | por |
dc.subject | Esquema múltiplo | por |
dc.subject | Down, Síndrome de | por |
dc.title | Sensibilidade a contingências de reforçamento :
desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down e com desenvolvimento típico. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | A sensibilidade do comportamento de humanos às contingências de reforçamento em operação no ambiente é tema de interesse para a elaboração de procedimentos de ensino eficazes. O conceito de sensibilidade às contingências de
reforçamento refere-se à alteração no responder em função de alterações nas conseqüências que ele produz. O presente estudo objetivou descrever o padrão de desempenho, quanto à
sensibilidade, apresentado por crianças portadoras de síndrome de Down e por crianças
com desenvolvimento típico, quando expostas a um esquema múltiplo. Um segundo objetivo foi comparar o desempenho dessas duas populações. Os participantes, duas crianças portadoras de síndrome de Down e três crianças
com desenvolvimento típico, foram expostos a um esquema múltiplo composto por dois
componentes de intervalo randômico. Os valores assumidos pelos componentes do esquema múltiplo foram manipulados de maneira a fazer variar a distribuição de reforços entre esses componentes, que assumiu proporções de 1:1, 1:3 e 1:5. Dois dos três participantes com desenvolvimento típico apresentaram responder
diferenciado consistente com a contingência quando expostos à distribuição de reforços
segundo a proporção de 1:5. Quando a proporção de reforços entre os componentes era
de 1:3, uma participante com desenvolvimento típico apresentou responder diferencial
consistente com a contingência. Sob esta mesma condição uma participante portadora de síndrome de Down apresentou responder diferencial oposto ao que seria estabelecido
pela contingência. As demais participantes não apresentaram responder diferenciado nesta condição. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8506331593441525 | por |