Show simple item record

dc.contributor.authorOrtiz, Luciana Guedes Machado
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:00Z
dc.date.available2004-11-09
dc.date.available2016-06-02T19:46:00Z
dc.date.issued2003-08-30
dc.identifier.citationORTIZ, Luciana Guedes Machado. Capacitando professores de ensino fundamental em serviço para uma educação inclusiva.. 2003. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2984
dc.description.abstractIn this work, it is met the results of a study about the teachers' Fundamental Teaching training in service, seeking their preparations for the Inclusive Education, through their realities in a public school of Fundamental Teaching of a city of the northeast from São Paulo. The participants of this research were, 3 teachers of Regular Classes of Teaching, being 2 of 1a. and 1 of 4a.Series , with which training was implanted in service, guaranteeing the reflection of their practices in their daily allied to theoretical references and orientations. Besides those teachers, other ones of the school participated of the research allowing a characterization of the conceptions that these possess about the Inclusive Education and through the participation in lectures on themes of their preferences, tied up to Especial Education. One of the most important characteristics of the present work is inside the importance of the researcher's role on the context, with its active participation, getting directly with the participants through observations, interviews/meetings, lectures and documental analysis. The results point to a significant change of behaviors and attitudes on the part of the participants in relation to the student with special educational needs in regular class of teaching, the concrete benefits of the training in service and the need of its implementation. It also approaches, the importance of a team inside the school, sensitive to this context and prepared to work with the difficulties faced in the day-to-day by the whole scholar community.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEstudantes com necessidades educacionais especiaispor
dc.titleCapacitando professores de ensino fundamental em serviço para uma educação inclusiva.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoNeste trabalho, encontram-se os resultados de um estudo sobre a capacitação de professores de Ensino Fundamental, em serviço, visando suas preparações para a Educação Inclusiva, partindo de suas realidades em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do nordeste paulista.Foram participantes desta pesquisa, 3 professoras de Classes Regulares de Ensino, sendo 2 de 1a. Série e 1 de 4a. Série, com as quais implantou-se uma capacitação em serviço, garantindo a reflexão de suas práticas no seu cotidiano aliada a referenciais e orientações teóricas.Além destas professoras, os demais professores da escola participaram da pesquisa permitindo uma caracterização das concepções que estes possuem sobre a Educação Inclusiva e através da participação em palestras sobre temas de suas preferências, ligados a Educação Especial. Uma das características marcantes do presente trabalho é a importância do papel do pesquisador dentro do contexto, com sua viva participação, interagindo diretamente com os participantes através de observações, entrevistas/reuniões, palestras e análise documental. Os resultados apontam para uma mudança significativa de comportamentos e atitudes por parte dos participantes em relação ao aluno com necessidades educativas especiais em classe regular de ensino, os benefícios concretos da capacitação em serviço e a necessidade de sua implementação. Aborda também, a importância de uma equipe dentro da escola, sensível a este contexto e preparada para lidar com as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia por toda a comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record