dc.contributor.author | Martinelli, Siliani Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:46:01Z | |
dc.date.available | 2008-08-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:46:01Z | |
dc.date.issued | 2008-02-27 | |
dc.identifier.citation | MARTINELLI, Siliani Aparecida. Inclusão : lazer e participação social sob o olhar de pessoas com deficiência mental e suas famílias. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2988 | |
dc.description.abstract | The history of deficiency was always made by an exclusion way. However, there were
movements as integration and inclusion that have contributed to change the rights and
conditions of people with deficiency. Besides all efforts of researchers to give a concept that
deficiency is due to both social and cultural conditions, determined by society, the meaning of
mental retardation remains as personal problem, without social context and no social sense.
The participation of adult mental retarded people in their community in leisure activities, as
well as places that allow sharing experiences with their peers must contribute to live together,
to practice citizenship and to facilitate changes on deficiency representation, altering
segregation attitudes and to develop public policies by according with an inclusive society
model. In order to answer those question the objectives of this research is to identify and
analyze the social participation of the adults with mental retardation, related to places, leisure
activities, and also the perception of the family in this process. The approach was qualitative,
using half-structured interview that was analyzed by content analysis method. The results
showed lack of opportunities, lack of self-determination, no or few options to choice leisure
activities among adults with mental retardation and familial over protection giving these
people difficulty in participation and autonomy within that social context. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | Inclusão : lazer e participação social sob o olhar de pessoas com deficiência mental e suas famílias | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Toyoda, Cristina Yoshie | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872141115382552 | por |
dc.description.resumo | A história da deficiência sempre foi marcada por uma trajetória de exclusão. No entanto,
vários movimentos como o da integração e inclusão têm contribuído para a melhoria de
direitos e condições das pessoas com deficiência. Apesar de todos os esforços de
pesquisadores em conceituar a deficiência como decorrente de condições culturais e sociais,
determinada pela sociedade, o conceito de deficiência mental, mantém-se como um problema
pessoal, descontextualizado do aspecto social mais amplo. A participação das pessoas adultas
com deficiência mental em suas comunidades, em atividades de lazer, bem como em lugares
que os permitam compartilhar experiências com seus pares, podem contribuir para a prática
da cidadania e facilitar mudanças na representação das deficiências, alterando atitudes de
segregação e incentivando políticas públicas condizentes com uma sociedade inclusiva. Para
responder a estas questões o objetivo deste estudo consistiu em identificar e analisar a
participação social dos adultos com deficiência mental, quanto a locais e atividades de lazer
desenvolvidas, bem como a compreensão da família neste processo. A abordagem
metodológica utilizou o enfoque qualitativo, por meio de entrevistas semi-estruturadas para a
coleta de dados, os quais foram analisados com o método de análise de conteúdo. Os
resultados apontaram para a falta de oportunidades, de determinações pessoais, poucas opções
de escolhas de adultos com deficiência mental em atividades de lazer e a superproteção da
família dificultando a participação e a autonomia destes indivíduos dentro deste contexto. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7898817791462421 | por |