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dc.contributor.authorPinheiro, Maria Isabel dos Santos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:01Z
dc.date.available2009-05-26
dc.date.available2016-06-02T19:46:01Z
dc.date.issued2006-02-24
dc.identifier.citationPINHEIRO, Maria Isabel dos Santos. Treinamento em habilidades sociais educativas para pais de crianças em trajetória de risco. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2993
dc.description.abstractThe increasing rate of aggressiveness in childhood and adolescence has mobilized investments and research in search for a solution to this concern of the society at present. The related literature appoints parental educative practices as factors that contribute towards the risk and concealment of disorders of children s behavior. The parent training programs have shown themselves as a successful alternative in the treatment of behavior disorders in childhood. The purpose of this study was to adapt a parent training program with focus on Social Educative Skills of parents and evaluate its effects on the behavior of the children. The program was structured in nine weekly group sessions, lasting 90 minutes, held in a municipal school of Belo Horizonte, Brazil. Eight mother/child dyads have participated in the program and the infants mean age was 9.38 years (sd = 2.87), where 75% of which were male. The mothers behavior was randomly evaluated prior to and after the training process by using the Social Skills Inventory and video tapes, and the children s behavior was evaluated by using the Home Situations Questionnaire and the Disruptive Behavior Inventory. The data were analyzed as to statistical and clinical significance. The results suggest that there was a reduction in the frequency and seriousness of behavior problems in most children. Application of the Parent Training Program in a larger scale shall allow validating it for treatment of children s behavior problems in similar communities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes em desvantagens sociaispor
dc.subjectTreinamento em habilidades sociaispor
dc.subjectTreinamento de paispor
dc.titleTreinamento em habilidades sociais educativas para pais de crianças em trajetória de riscopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Del Prette, Almir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191226494887247por
dc.description.resumoO índice crescente de agressividade na infância e adolescência tem mobilizado investimentos e pesquisas em busca de solução para essa preocupação da sociedade atual. A literatura da área aponta as práticas educativas parentais como fatores que contribuem para o risco e para a proteção dos problemas de comportamento infantil. Os programas de treinamento de pais têm-se apresentado como uma alternativa de êxito no tratamento o dos problemas de comportamento na infância. O objetivo deste estudo foi adaptar um Programa de Treinamento de Pais dando ênfase ao desenvolvimento de Habilidades Sociais Educativas Parentais e avaliar os efeitos nos problemas comportamentais infantis. O programa foi estruturado em nove sessões grupais semanais com duração de 90 minutos realizados em uma escola municipal de Belo Horizonte, MG. Participaram do programa oito díades mãe/filho com idade média de 9,38 anos (dp=2,87) sendo 75% do sexo masculino. O comportamento das mães foi avaliado empiricamente antes e após o treinamento, utilizando o Inventário de Habilidades Sociais e filmagens; enquanto o das crianças foi utilizado o Questionário de Situações Domésticas e Inventário de Comportamentos Importunos, no pré e pós treinamento. Os dados foram analisados quanto à significância estatística e significância clínica. Os resultados apontam para uma redução na freqüência e na gravidade de problemas de comportamento da maioria das crianças. A aplicação em maior escala permitirá validar os resultados obtidos do programa e indicá-lo para tratar problemas de comportamento infantil em população semelhante.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7781152089508001por


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