Show simple item record

dc.contributor.authorReis, Thaíze de Souza
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:06Z
dc.date.available2009-08-28
dc.date.available2016-06-02T19:46:06Z
dc.date.issued2008-08-07
dc.identifier.citationREIS, Thaíze de Souza. Avaliação da eficácia de um programa suplementar para o ensino de leitura e escrita aplicado em ambiente escolar. 2008. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3021
dc.description.abstractA computerized teaching program for the individualized teaching of reading and writing has been developed and periodically revised by a research team. Designed under the conceptual framework of stimulus equivalence, the program teaches conditional relations between printed words and dictated words. Additional teaching trials include matching printed syllables to dictated syllables. The assessment of the program in laboratory settings has systematically shown that it is very effective in promoting the emergence of reading (textual behavior) and dictation-taking (performances not directly taught). The present study is part of a broader research program on the feasibility and efficacy of the teaching program when implemented in school settings by the school s staff. The specific goal was to evaluate the efficacy of the teaching program under these new conditions. Sixty-four students participated. They were not learning to read and write in the classroom and a pre-test evaluation demonstrated that they did not read single words. The study used a group design. The Experimental Group (N=38) was exposed to the program (a sequence of 17 teaching units interspersed among 15 assessment units). The Control Group (N=26) was exposed to a similar program, except that the task required only matching pictures to dictated words and naming the pictures. Statistical analyses showed no significant differences between the groups on the pre-test, but on the post-test only the Experimental Group showed accurate reading and writing performances and also generalized those repertoires to new words. These results replicate and extend the findings of previous studies in laboratory settings, thus recommending the teaching program as a remedial tool that could be useful in supplementing the school efforts to teach students who fail with the conventional procedures.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectProcedimentos de ensinopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectProcedimentos remediativospor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectStimulus equivalenceeng
dc.subjectRemedial procedureseng
dc.subjectTeaching programeng
dc.subjectEducational assessmenteng
dc.titleAvaliação da eficácia de um programa suplementar para o ensino de leitura e escrita aplicado em ambiente escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Deisy das Graças de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404800720856419por
dc.description.resumoUm programa informatizado para o ensino individualizado de leitura e escrita foi desenvolvido e vem sendo periodicamente revisado por um grupo de pesquisadores. Elaborado com base no paradigma de equivalência de estímulos, o programa ensina relações condicionais entre palavras impressas e palavras ditadas. Tentativas adicionais de ensino incluem emparelhamento de sílabas impressas a sílabas ditadas. A avaliação do programa em situação de laboratório tem mostrado sistematicamente que esse é muito efetivo em promover a emergência de leitura e ditado (repertórios não diretamente ensinados). O presente estudo é parte de um projeto mais abrangente que pretendeu avaliar a viabilidade e a eficácia do programa de ensino quando implementado em ambiente escolar por pessoal da própria escola. O objetivo específico foi avaliar a eficiência do programa de ensino sob estas condições. Participaram 64 estudantes que não estavam aprendendo a ler e a escrever em sala de aula. Um pré-teste mostrou que eles não liam palavras isoladas. Foi empregado em delineamento de grupo. O Grupo Experimental (N=38) foi exposto ao programa para o ensino de leitura e escrita. O Grupo Controle (N=26) foi exposto a um outro programa que requeria apenas emparelhar figuras a palavras ditadas e nomear as figuras. Análises estatísticas mostraram que não havia diferenças significativas entre os grupos no pré-teste; no pós-teste, no entanto, as diferenças foram estatisticamente significativas, sendo que apenas o Grupo Experimental apresentou desempenho acurado em leitura e escrita, bem como generalização desses repertórios para palavras novas. Esses resultados replicam e estendem os dados de estudos prévios realizados em laboratório, recomendando o programa de ensino como uma ferramenta remediativa útil para complementar os esforços da escola em ensinar estudantes que falham em aprender leitura e escrita com procedimentos convencionais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3497049970396440por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record