Show simple item record

dc.contributor.authorSaglia, Isaac Rodrigues
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:12Z
dc.date.available2010-05-28
dc.date.available2016-06-02T19:46:12Z
dc.date.issued2010-03-05
dc.identifier.citationSAGLIA, Isaac Rodrigues. Construção, implementação e avaliação de um programa de alfabetização tecnológica multissensorial para alunos incluídos. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3059
dc.description.abstractThis study aims: to build, implement and evaluate a Multissensorial Technological Literacy Program, built from the essential components of different methods and procedures of literacy, focused on students included in regular class, exploring different sensory modalities, because it unites hearing (phonological awareness), vision (pictograms), taste (flavor and stimuli) and tactile- synesthetic (touch, move), thus enriching their appropriation with computer games. Students who participated in this research are in condition: Intellectual Disabilities, Conduct Disorder, Dyslexia and Dislalia, all includes the final series of the Elementary School, a public school in a medium-sized city in the state of São Paulo. The Program for Technological Literacy Multissensorial was outlined in seven steps: acquisition of vowels, phonemes deaf, phonemes, digraphs, archiphonemes, consonant cluster with /r/ and the consonant group with /l/. The interventions were divided into three sessions a week, remaining for 45 to 60 minutes in a classroom. The data show that there was an average use of participants in relation to pre-test compared to post-test, and was at Stage II: 77% to 97%, Stage III: 64% to 83%, Stage IV: from 22% to 69%; Stage V: 14% to 57%, Stage VI: 63% to 96%, and in Stage VII: 45% to 78%. Based on the results, it is suggested that this study be reapplied with a different population and greater number of participants.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectAvaliação de procedimentopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectEvaluation of procedure.eng
dc.titleConstrução, implementação e avaliação de um programa de alfabetização tecnológica multissensorial para alunos incluídospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoEste estudo teve por finalidade: construir, implementar e avaliar um Programa de Alfabetização Tecnológica Multissensorial para alunos incluídos em classe comum, compilado a partir de elementos constitutivos fundamentais de diferentes métodos e procedimentos de alfabetização, explorando diferentes modalidades sensoriais, pois une a audição (consciência fonológica), visão (pictogramas), gustação (sabores e estímulos) e tátil-sinestésica (tocar, movimentar), enriquecendo-se assim as apropriações com jogos informatizados. Participaram desta pesquisa alunos com: Deficiência Intelectual, Transtorno de Conduta, Dislexia e Dislalia, sendo que todos freqüentavam as séries finais do Ensino Fundamental, numa escola pública de um município de médio porte, do interior do estado de São Paulo. O Programa de Alfabetização Tecnológica Multissensorial foi delineado em sete etapas: aquisição de vogais, fonemas surdos, fonemas sonoros, dígrafos, arquifonemas, grupo consonantal com /r/ e encontro consonantal com /l/. As intervenções foram organizadas em três sessões semanais, com permanência de 45 a 60 minutos, numa sala de aula. Os dados mostram que houve um aproveitamento médio dos participantes com relação ao pré-teste em comparação com o pósteste, sendo que foi na Etapa II: de 77% para 97%; Etapa III: de 64% para 83%; Etapa IV: de 22% para 69%; Etapa V: de 14% para 57%; Etapa VI: de 63% para 96%; e na Etapa VII: de 45% para 78%. Com base nos resultados apresentados, sugere-se que este estudo seja reaplicado com outra população e com maior numero de participantes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9572549180400316por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record