Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Regiane da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:14Z
dc.date.available2011-03-24
dc.date.available2016-06-02T19:46:14Z
dc.date.issued2009-02-16
dc.identifier.citationBARBOSA, Regiane da Silva. Analysis of teaching and learning of deaf children included in regular education. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3073
dc.description.abstractThe inclusion provided access for people with special educational needs to regular education. Follow and analyze how it has been the inclusion of these children in regular schools is one way to contribute to the success of inclusion and education. This idea was developed in this research, focusing on deafness. This is a qualitative research, whose objective is to investigate and analyze how it is getting teaching and learning of deaf children included in regular schools from a midsize city in São Paulo. Participated in this research three deaf children and their teachers, resulting in three dyads. The instruments for information collection were questionnaires done with parents of participating children and their teachers, and classroom observation and recording of observations and information in a diary. The information analysis indicates that the main difficulties of teaching are in communication with the child with deafness and teaching without grounding on speech; The main difficulty in learning is to understand the speech in the classroom and in interpreting questions. The research results show lack of knowledge, training, information and support to work with these children, in other words, to the success of inclusion and quality education.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdos - educaçãopor
dc.subjectEnsino - aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem do aluno surdopor
dc.subjectEnsino do aluno surdopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLearning of deaf studentseng
dc.subjectEducation of deaf studentseng
dc.titleAnálise do ensino e da aprendizagem de crianças com surdez incluídas no ensino regularpor
dc.title.alternativeAnalysis of teaching and learning of deaf children included in regular educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Piedade Resende da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787585J1por
dc.description.resumoA inclusão propiciou o acesso de pessoas com necessidades educacionais especiais ao ensino regular. Acompanhar e analisar como tem sido a inclusão dessas crianças nas escolas regulares é uma forma de contribuir com o sucesso da inclusão e com a educação. A partir dessa idéia desenvolveu-se a presente pesquisa, focando a surdez. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujo objetivo é investigar e analisar de que forma está ocorrendo o ensino e a aprendizagem de crianças com surdez, incluídas em escolas regulares de ensino de uma cidade de médio porte do interior paulista. Participaram da pesquisa três crianças com surdez e suas respectivas professoras, formando-se assim três díades. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários realizados com os pais das crianças participantes e com suas respectivas professoras, além de observação em sala de aula e registro das observações e informações em diário de campo. A análise dos dados indica que as principais dificuldades de ensino estão na comunicação com a criança com surdez e em ensinar sem se basear na língua de sinais; a principal dificuldade de aprendizagem está em compreender as falas em sala de aula e em interpretar enunciados. Considera-se, conforme os resultados da pesquisa demonstram, que falta conhecimento, formação, informação e apoio para o trabalho com essas crianças, ou seja, para o sucesso da inclusão e de uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0697461091949522por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record