Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Vivian Caroline de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:16Z
dc.date.available2011-12-13
dc.date.available2016-06-02T19:46:16Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.identifier.citationLIMA, Vivian Caroline de. Análise das interações professor-aluno com Paralisia Cerebral no contexto da sala de aula regular. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3085
dc.description.abstractThe current literature in the area of Special Education that deals with the process of inclusion of a person with special needs in social spheres has been shown that such a process is still rooted only in the theories and laws that proclaim it, that is, the theories and daily actions are strongly disconnected. Nevertheless, the school is still considered a privileged social environment where the cultural and social identities and the complete formation of the citizen are built up through actions and the interaction between the subjects. Considering the importance of the relationship between the teacher and the student in the process of building up an education that aims for the complete development of the students, the aim of this study was to analyze how the interactions between the teacher and the student with Cerebral Palsy that occurred in both the teaching and learning process have been constituted in the context of the mainstream classroom, regarding the obstacles when it comes to pedagogical inclusive practices directed to this student. The participants in this research were two teachers of two mainstream elementary schools of a city located at the central region of São Paulo State and two female students with Cerebral Palsy who are regularly enrolled. The methodology was guided through weekly observation which lasted four months, based on a structured schedule, registration of collected information through filming and writing of a diary, and analysis of collected data. The results showed differences in relation to the number of interactive episodes that occurred in each school, as well as to the content and the situation in which they occurred, and to the kind of action taken by the participants. In conclusion, the research showed that the interaction teacher-student may contribute in the positive way to the learning of students with Cerebral Palsy from the viewpoint of the inclusive education, besides the problems pointed in the context of both schools.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInteração professor-alunopor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectTeacher-student interactioneng
dc.subjectCerebral palsyeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titleAnálise das interações professor-aluno com Paralisia Cerebral no contexto da sala de aula regularpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toyoda, Cristina Yoshie
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872141115382552por
dc.description.resumoA literatura vigente na área de Educação Especial que trata do processo de inclusão da pessoa com necessidades especiais nas esferas sociais tem mostrado que tal processo ainda se mantém concretizado apenas nas teorias e bases legais que a proclamam, isto é, vê-se um forte distanciamento entre as teorias e ações cotidianas. Contudo, a escola ainda é considerada um espaço social privilegiado onde, através das ações e interações entre os sujeitos, se constrói a identidade sócio-cultural e a formação plena do cidadão. Considerando a importância da relação entre professor e aluno na construção de uma educação que vise o pleno desenvolvimento dos alunos, este trabalho teve por objetivo analisar como as interações professor-aluno com Paralisia Cerebral ocorridas no processo de ensino e aprendizagem tem se constituído no contexto da sala de aula regular, ponderando os entraves quando se pensa em práticas pedagógicas inclusivas voltadas a este alunado. Participaram desta pesquisa duas professoras de duas escolas de ensino fundamental da rede regular de ensino de uma cidade situada na região central do Estado de São Paulo e duas alunas com diagnóstico de Paralisia Cerebral regularmente matriculadas. A metodologia pautou-se na observação sistematizada semanal com duração de quatro meses, baseada em um roteiro estruturado, no registro das informações obtidas através de filmagem e da elaboração de diários de campo, e na análise dos dados obtidos. Os resultados apontaram diferenças em relação à quantidade de episódios interativos ocorridos em cada escola, bem como ao conteúdo e à situação em que ocorrem, e ao tipo de ação praticada pelos participantes. Concluiu-se que a interação professor-aluno com Paralisia Cerebral pode colaborar positivamente à aprendizagem das alunas com Paralisia Cerebral na perspectiva da educação inclusiva, apesar das dificuldades apontadas no contexto das duas escolas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8982823736195854por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record