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dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:16Z
dc.date.available2005-01-12
dc.date.available2016-06-02T19:46:16Z
dc.date.issued2004-03-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Análise do uso da linguagem em crianças com deficiência visual sob uma perspectiva funcional.. 2004. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3088
dc.description.abstractThe importance of the language for the visual impairments children is unquestionable. Therefore, it is in function of it that they plan, modify or they improve their behavior. In the scientific field, it is discussed until the point the absence of the vision intervenes in its acquisition, development and use. The main objective of this study was to analyse the differences and similarities between the pragmatic performance of the language of visual impairments and sighted children in different contexts. Six preschoolers and their mothers had participated in the set of observations: two blind children; two visual impairments children; and two sighted children. The participants from Instituto dos Cegos do Brasil Central (MG) were chosen after a critical selection performed by clinical diagnostic and anamnese interviews with their mothers. Free and planned monitoring sections were performed in their homes and in the Instituto dos Cegos. In addition, the sections were taperecorded. The analyses of different situations were based on the functional use of the language, being considered communicative functions, as well as the ways used in the emissions. The results had indicated that the predominant way in the communication is the verbal one. The children with low vision capacity used more motor actions, because of the attempt to nominate them verbally, later. The blind children used more the verbal way in its communication, mainly to require information of the environment and after that to plan or to modify its behavior. In relation to the stimulation in their homes, it was possible to verify the use of materials adapted (ball-bell) by some mothers as well as alterations in the interaction between mother-child, which was evidenced mainly for low the frequency of communicative functions arisen from the children. The results of the study had important educational implications, mainly for the interventions with the family in their homes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especial - estudantes cegospor
dc.subjectLinguagem e comunicaçãopor
dc.subjectCrianças - linguagempor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.titleAnálise do uso da linguagem em crianças com deficiência visual sob uma perspectiva funcional.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Susi Lippi Marques
dc.description.resumoA importância da linguagem para as crianças deficientes visuais é indiscutível, pois trata-se da principal forma de promover sua interação social, além de ser fundamental na mediação de todo o seu processo de aprendizagem. No âmbito científico se discute até que ponto a ausência da visão interfere na aquisição da linguagem, seu desenvolvimento e uso. O objetivo principal desse estudo foi analisar diferenças e semelhanças entre o desempenho pragmático da linguagem de crianças deficientes visuais e crianças com visão normal em diferentes contextos. O estudo também objetivou identificar as estratégias utilizadas pelas mães das crianças com deficiência visual para auxiliá-las em sua comunicação para suprir o suposto déficit apontado pela literatura. Participaram do estudo seis crianças em idade préescolar de ambos os sexos, sendo: duas cegas, duas com baixa visão e duas com visão normal. Os participantes, oriundos do Instituto dos Cegos do Brasil Central MG, foram selecionados através de critérios específicos por meio das entrevistas de anamnese feitas com as mães e de diagnóstico médico. Foram realizadas sessões de observação, para coleta de dados, em ambiente pré-escolar (no Instituto) e ambiente familiar, onde foram efetuadas as filmagens em situações livres e planejadas. A análise dos dados foi baseada no uso funcional da linguagem, sendo consideradas funções comunicativas, bem como os meios utilizados para emiti-las. Os dados do desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida, obtidos na entrevista, e o nível de estimulação em ambiente familiar também foram analisados. Os resultados indicaram que o meio predominante na comunicação das crianças foi o verbal, porém, as crianças com baixa visão utilizaram em demasia ações motoras, em função da necessidade de explorar os objetos, aproximando-os dos olhos, na tentativa de identificá-los ou nomeá-los. Quanto às funções, foi observada uma tendência na comunicação das crianças cegas em solicitar ações ou informações do ambiente, ao interlocutor, enquanto as crianças com baixa visão emitiram funções mais ligadas a manipulação de objetos (jogo e exploratória). As crianças com visão normal emitiram funções de caráter visual, ou seja nomeações de objetos, assim como descrição de propriedades destes. Em relação ao nível de estimulação em ambiente familiar, foi verificado o uso de materiais adaptados (bola com guizo) por algumas mães, mas também alterações na interação entre mãe-criança, indicadas principalmente pela baixa freqüência de funções comunicativas. Dentre as implicações do estudo, destaca-se a necessidade de intervenção (em ambiente domiciliar) com as mães das crianças de risco, no sentido de fornecer condições para favorecer o uso da linguagem dessas crianças, promovendo de modo geral seu desenvolvimento e aprendizagem durante um período tão importante que é a fase pré-escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4764750T3por


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