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dc.contributor.authorHarlos, Franco Ezequiel
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:17Z
dc.date.available2012-04-18
dc.date.available2016-06-02T19:46:17Z
dc.date.issued2012-02-28
dc.identifier.citationHARLOS, Franco Ezequiel. Sociologia da deficiência : vozes por significados e práticas (mais) inclusivas. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3092
dc.description.abstractIn this research aim systematize stories and theories associated with the Sociology of Disability, and identify, voices to rethink the meaning of disability and practices of Special Education aimed at people in situation disabilities. For this, we developed theoretical research, based on bibliographical research and documentary developed based on 48 publications (articles, books and documents) compiled primarily from the journal Disability and Society, of Association Spanish of Sociology of Disability and the database of the Centre of Disability Studies, University Leeds. The works were compiled analyzed by reading, annotated elements, dismemberment of these annotated elements in parts (passages, phrases, quotes) categorization, meeting these parts separate units with common characteristics and the naming of these units under a name that characterizes. The first of the units identified in the main focuses interpretations adopted by the Health Sciences (Medical Paradigm) to think about disability; the second, in stories associated with the formation of the Sociology of Disability; and the third in the multiple faces of theoretical Sociology of Disability. The process of systematization of units allowed us to unveil a sociological paradigm of interpretation of disability, and this paradigm provides voices for more inclusive practices.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSociologia da Deficiênciapor
dc.subjectEstudos da Deficiênciapor
dc.subjectSociology of Disabilityeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPeople in situation from disabilityeng
dc.titleSociologia da deficiência : vozes por significados e práticas (mais) inclusivaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoNesta pesquisa objetivamos sistematizar histórias e teorias associadas com a Sociologia da Deficiência, e identificar, nestes elementos sistematizados, vozes para repensar o significado da deficiência e as práticas da Educação Especial voltadas às pessoas em situação de deficiência. Para tanto, desenvolvemos pesquisa teórica, pautada em pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida a partir de 48 obras (artigos, ensaios, livros e documentos) compiladas primordialmente da revista Disability and Society, da Asociación Española de Sociología de la Discapacidad e da base de dados do Centre of Disability Studies da Universidade de Leeds. As obras compiladas foram analisadas por meio de leitura, fichamento de conteúdo, desmembramento dos elementos destes fichamentos em partes, categorização, reunião e nomeação destas partes em distintas unidades com características comuns. A primeira das unidades identificadas centra-se nas principais interpretações adotadas pelas Ciências da Saúde (paradigma médico) para pensar a deficiência; a segunda, em histórias associadas com a constituição da Sociologia da Deficiência, os movimentos sociais que, em resposta às interpretações da deficiência adotadas pelas Ciências da Saúde, (re)significaram a deficiência e fundaram os Estudos da Deficiência (Disability Studies); e, a terceira, nas múltiplas faces teóricas da Sociologia da Deficiência e nos novos modelos de compreensão da deficiência. O processo de sistematização destas unidades nos permitiu desvelar um paradigma sociológico de interpretação da deficiência, que, reunindo as histórias e teorias da Sociologia da Deficiência, apresenta vozes por práticas e significados mais inclusivos, tanto no que se refere à deficiência quanto à Educação Especial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6286854494767617por


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