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dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Camargo de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:19Z
dc.date.available2012-09-13
dc.date.available2016-06-02T19:46:19Z
dc.date.issued2011-08-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiane Camargo de. Perda ambígua em cuidadoras de crianças com autismo : ela existe?. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3105
dc.description.abstractThe ambiguous loss is the uncertainty or lack of information about the whereabouts or condition of a loved one. The ambiguity freezes the mourning process and it prevents cognitions, blocking strategy of coping and making-decision process. According to this theory, it can be observed either at the loss in which there is lack of information about a loved one or in the conflicting perception of the family in which members are considered present or absent in the inner circle. Few studies evaluate ambiguous loss in families with autists. The present research aimed: 1.To identify and describe the possible expressions of current feelings of the ambiguous loss in caregivers of children with autism; 2. To verify which coping strategies are more common in these caregivers; 3. To relate possible expressions of ambiguous identity to the measurements of stress and depression in these caregivers, as well as to the degree of severity of the autism. Four caregivers of children with autism aged from six to eight years participated in this study. The caregivers were interviewed on several topics related to the ambiguous loss and they answered instruments about stress, depression, strategy of coping and autism severity of their children. The interview content and the scores of the instruments of the four participants were analyzed. Afterwards, the reports of ambiguous identity with the stress punctuations, depression and autism level were associated. Three children had mild to moderate level and one severe level. All these caregivers presented stress and depression levels, with the prevalence of the coping strategies of social Support, Resolution of problems and Positive Revaluation. After the analysis of the semi-structured interview of ambiguity, it was observed the existence of feelings related to the ambiguous loss in all of these caregivers, with reports on the six categories. Lack of clarity about their child´s diagnosis was prevalent. The results showed the relationship between the increase of the frequency of ambiguous identity with the stress results and the severity of the autism. Based on the identification of experiences of ambiguous loss in these families with autist children, this present research can provide to the professionals further better assistance and a comprehensive and complete supporting to such families.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerda ambíguapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectCopingpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectCuidadorespor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPsicologia.por
dc.subjectAmbiguous losseng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectStresseng
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectCopingeng
dc.titlePerda ambígua em cuidadoras de crianças com autismo: ela existe?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aiello, Ana Lúcia Rossito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782064D2por
dc.description.resumoA perda ambígua é a incerteza ou falta de informação sobre o paradeiro ou condição de um ente querido. A ambigüidade congela o processo de luto e impede cognições, bloqueando processos de enfrentamento e tomada de decisões. Segundo esta teoria, ela pode ser observada tanto na perda em que há falta de informações sobre um ente querido, como na percepção conflituosa da família sobre que membros são considerados como presentes ou ausentes no círculo íntimo. Poucos estudos avaliam perda ambígua em famílias com autistas. Os objetivos deste estudo foram: 1. Identificar e descrever as possíveis expressões de sentimentos decorrentes da perda ambígua em cuidadoras de crianças com autismo; 2. Verificar quais estratégias de coping são mais comuns nestas cuidadoras; 3. Confrontar as possíveis expressões de identidade ambígua às medidas de estresse e depressão nas cuidadoras, bem como ao grau de severidade do autismo. Participaram do estudo quatro cuidadoras de crianças com autismo com a faixa etária entre seis e oito anos de idade. As cuidadoras foram entrevistadas sobre vários tópicos relacionados à perda ambígua e responderam a instrumentos sobre estresse, depressão, enfrentamento e severidade do autismo da criança. Foi realizada a análise de conteúdo de entrevistas e as pontuações dos instrumentos das quatro participantes. A seguir, foram confrontados os relatos de Identidade ambígua com as pontuações de estresse, depressão e nível de autismo. Foram observadas três crianças que se encontravam no nível de leve a moderadamente autista e uma no nível severo. Todas as cuidadoras apresentaram níveis de estresse e depressão, com o predomínio das estratégias de coping de Suporte social, Resolução de problemas e Reavaliação Positiva. Após a análise da entrevista semi estruturada de ambigüidade, verificou-se a existência de sentimentos relacionados à perda ambígua em todas as cuidadoras, com relatos nas seis categorias e predomínio da categoria Falta de clareza sobre o diagnóstico da criança. Os resultados demonstraram a existência da relação entre o aumento da freqüência de Identidade ambígua com os resultados de estresse e a severidade do autismo. Espera-se que a presente pesquisa, ao identificar a vivência de perda ambígua em famílias de criança autista, possa auxiliar os profissionais a oferecerem uma assistência e apoio mais completo e abrangente a tais famílias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3770883068633136por


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