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dc.contributor.authorOliveira, Patrícia de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:20Z
dc.date.available2012-12-03
dc.date.available2016-06-02T19:46:20Z
dc.date.issued2012-08-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia de. As práticas de letramento da família e as dificuldades de aprendizagem: perspectivas para o debate. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3112
dc.description.abstractThe object of this research were qualitative ethnomethodological approach to the literacy practices of parents of children with learning difficulties in order to understand what values and beliefs could be underlying their practices and literacy events that give children. Literacy can be understood as the ability to handle different bearers text, making social uses of written language. During the development process to literacy skills, the way the family makes use of written language can be crucial to a child who is building his own literacy process, leading her to succeed or difficulties in school learning. This research involved the participation of parents of children with learning difficulties in a public school in a small city in the interior of Sao Paulo .. To collect the data were organized 10 meetings, being 1 per week, lasting approximately 1 hour and 30 minutes. At these meetings, the researcher read children's stories and perspectives presented for participants to read to their children at home. The participants reported their experiences with written language and how was the way that promoted literacy events for their children. The meetings were recorded in audiovisual and transcribed for analysis. The analyzes showed 3 categories for study: the literacy events that participants experienced in their childhood, their literacy practices, and literacy events that lead to their children. The data showed that families has been providing their children with literacy events consonants needs and beliefs and making use of accessible technologies of information and communication, allowing the children to enter a world of letters corresponding to these needs and beliefs, but so other conventional forms of reading and writing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectReading and writingeng
dc.titleAs práticas de letramento da família e as dificuldades de aprendizagem: perspectivas para o debatepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de
dc.contributor.advisor1LattesLACERDA, C. B. F. depor
dc.description.resumoO objeto de estudo desta pesquisa qualitativa com abordagem etnometodológica foram as práticas de letramento dos familiares de crianças com dificuldades de aprendizagem, a fim de compreender quais valores e crenças poderiam estar subjacentes às suas práticas e aos eventos de letramento que proporcionam aos filhos. O letramento pode ser entendido como a habilidade para lidar com diferentes portadores de texto, fazendo usos sociais da linguagem escrita. Durante o processo de desenvolvimento de habilidades para o letramento, a maneira como a família faz uso da linguagem escrita pode ser fundamental para a criança que está construindo seu próprio processo de letramento, levando-a a ter sucesso ou dificuldades na aprendizagem escolar. A presente pesquisa contou com a participação de familiares de crianças com dificuldades de aprendizagem de uma escola pública de um pequeno município do interior de São Paulo. Para a coleta dos dados foram organizadas 10 reuniões, sendo 1 por semana, com duração aproximada de 1h e 30 minutos. Nestas reuniões, a pesquisadora lia estórias infantis e apresentava perspectivas para que os participantes lessem em casa para seus filhos. Os participantes relatavam suas experiências com a linguagem escrita e como era a maneira que promoviam eventos de letramento para seus filhos. As reuniões foram registradas em audiovisual e depois transcritas para análise. As análises apontaram 3 categorias para estudo: os eventos de letramento que os participantes vivenciaram em sua infância, suas práticas de letramento, e os eventos de letramento que propiciam aos seus filhos. Os dados apontaram que as famílias vem proporcionando aos seus filhos eventos de letramento consoantes com suas necessidades e crenças e fazendo usos das tecnologias acessíveis da informação e da comunicação, permitindo às crianças a inserção num mundo letrado correspondente à estas necessidades e crenças; porém de maneira diferente das formas convencionais de leitura e escrita.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


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