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Desenvolvimento de kit didático para reprodução tátil de imagens visuais de livros de física do ensino médio
dc.contributor.author | Torres, Josiane Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:46:21Z | |
dc.date.available | 2013-04-05 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:46:21Z | |
dc.date.issued | 2013-02-15 | |
dc.identifier.citation | TORRES, Josiane Pereira. Desenvolvimento de kit didático para reprodução tátil de imagens visuais de livros de física do ensino médio. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3121 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Cegueira | por |
dc.subject | Física (ensino médio) | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Deficiência Visual | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | KitFis | por |
dc.subject | School Inclusion | eng |
dc.subject | Visual Impairment | eng |
dc.subject | Blindness | eng |
dc.subject | Teaching of Physics | eng |
dc.subject | School only | eng |
dc.subject | Resource didactic | eng |
dc.subject | KitFis | eng |
dc.title | Desenvolvimento de kit didático para reprodução tátil de imagens visuais de livros de física do ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Enicéia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4768474Z8 | por |
dc.description.resumo | A política de inclusão escolar garante a matrícula no ensino regular aos estudantes com necessidades educacionais especiais, porém, além de preencher os bancos das escolas, é preciso oferecer meios para a permanência com qualidade no ensino regular desses estudantes. No caso dos estudantes com cegueira recorre-se ao uso de recursos didáticos que potencializem seus sentidos remanescentes, como o tato e a audição, para possibilitar o acesso ao currículo. Entretanto, o conteúdo de Física do ensino médio a esses alunos pode ser um desafio para o professor na medida em que em geral se recorre muito à visualização de ilustrações que representam fenômenos físicos para favorecer a aquisição de conceitos. Considerando-se a necessidade de criar materiais didáticos que supra a ausência da visão para estudantes cegos os professores têm desenvolvido recursos cujo princípio básico tem sido o de representar em relevo as ilustrações visuais usadas nas explicações de determinados fenômenos físicos. Porém, muitos desses materiais são confeccionados com recursos de baixa qualidade e pouca durabilidade, pois são improvisados com materiais tais como papelão e barbante ou ainda produtos perecíveis como macarrão, arroz, etc. Além disso, eles requerem preparação prévia e não são flexíveis, ou passíveis de modificações, e cada representação visual requer sua adaptação. Considerando-se a necessidade de se buscar recursos didáticos que agreguem qualidade, versatilidade, durabilidade e economia de tempo de planejamento para o professor o objetivo dessa pesquisa consistiu em desenvolver um kit didático que permita o acesso a ilustrações de situações e fenômenos físicos apresentadas em livros didáticos de Física do ensino médio; e que apresente características de portabilidade, durabilidade e versatilidade, no sentido de permitir a representação de várias ilustrações e garantir sua modificação durante a aula. O material desenvolvido, denominado de KitFis, envolve uma placa de metal imantada com pecinhas também de metal, planejadas de modo a permitir recriar em relevo as ilustrações dos livros de Física. Após o desenvolvimento do KitFis, três professores formados em Física avaliaram o kit ministrando uma aula a um estudante cego com o uso do KitFis. As aulas foram filmadas para as análises. Notamos que duas características se destacaram durante as aulas ministradas pelos professores: a versatilidade e a qualidade tátil e como prevíamos, o KitFis permite a construção e modificação de algumas representações táteis durante a aula, e o aluno cego mostrou durante as filmagens que conseguiu perceber o formato das peças com facilidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8280180476421117 | por |