Show simple item record

dc.contributor.authorQuidim, Fernanda Gabriela
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.available2013-09-02
dc.date.available2016-06-02T19:46:25Z
dc.date.issued2013-06-12
dc.identifier.citationQUIDIM, Fernanda Gabriela. Tênis em cadeira de rodas: sistematização, aplicação e avaliação de um programa de ensino. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3144
dc.description.abstractPedagogical aspects related to systematization and evaluation within the process of teaching and learning in the Wheelchair Tennis (WCT) has been demonstrated in some scientific studies. This fact is justified by this modality being considered a recent practice, verified by shortages of professionals and little supply of WCT programs, beyond the vision that it is an elitist sport. Based on these factors and knowing the importance of a structured, systematic and assessment in sport teaching, this study aims at evaluating the influence of a program in Wheelchair Tennis on the specific skills of the sport in people with physical disabilities. Study participants are 4 males, with ages ranging from 19 to 53 years old, whose main common characteristic is physical disability (spinal cord injury, sequelae of poliomyelitis or amputation) and no previous experience with tennis. This study is characterized as a field survey of the exploratory type with experimental manipulation. The intervention was implemented in a 12-week period involving training of 1 hour duration. For data collection was used in Performance Assessment in Wheelchair Tennis (PAWCT) (developed by the researcher) to evaluate the effectiveness of the fundamentals of the WCT programs. It was also used a diary to record the evolution of individual participants and the aspects of the CCT program. The analysis was based on descriptive and statistical analyzes. The program influenced in approximately 93% of the skills studied and there was an improvement of them. The smash, volley, serve and backhand were the fundamentals that presented the highest statistically significant increases. Individual analysis allows us to trace personal evolution for each fundamental demonstrating not only the answers to the program, but the relationship between each etiology and characteristics of learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência físicapor
dc.subjectEducação física adaptadapor
dc.subjectTênis (Jogo) - cadeira de rodaspor
dc.subjectProcesso ensino - aprendizagempor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectAdapted physical educationeng
dc.subjectTennis in wheelchaireng
dc.subjectProcess of teaching and learningeng
dc.titleTênis em cadeira de rodas: sistematização, aplicação e avaliação de um programa de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Munster, Mey de Abreu Van
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861049737421476por
dc.description.resumoAspectos pedagógicos relacionados a sistematização e avaliação dentro do processo de ensino e aprendizagem no Tênis em Cadeira de Rodas (TCR) têm sido pouco evidenciados nos estudos científicos. Tal fato justifica-se por esta modalidade ser considerada uma prática recente, verificada pela escassez de profissionais e pouca oferta de programas de TCR, além da visão elitizada atribuída a este esporte. Com base nestes fatores e no conhecimento da importância de uma estruturação, sistematização e avaliação no processo de ensino de modalidades esportivas, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência de um Programa de Tênis em Cadeira de Rodas sobre as habilidades específicas da modalidade em pessoas com deficiência física. Os participantes do estudo são 4 pessoas do sexo masculino, com idade acima de 18 anos, cuja principal característica comum é a deficiência física (lesão medular, sequelas de poliomielite ou amputação) e sem experiência anterior com o tênis. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo do tipo exploratória, com delineamento do tipo manipulação experimental. A intervenção foi aplicada em um período de 12 semanas envolvendo treinos de 1 hora de duração. Para a coleta de dados foi utilizada a Avaliação de Desempenho no Tênis em Cadeira de Rodas (ADTCR) (desenvolvido pela pesquisadora) para avaliação da eficácia dos fundamentos. Foi empregado também um diário de campo para registrar a evolução individual dos participantes e os aspectos relativos ao programa de TCR. A análise dos resultados foi baseada em análises estatística e descritiva. O programa influenciou positivamente aproximadamente 93% das habilidades estudadas, observado pelo notável aumnto nos escores. O smash, voleio, saque e backhand foram os fundamentos com os maiores acréscimos estatisticamente significativos. A análise individual permitiu traçar a evolução pessoal em cada fundamento evidenciando não só as respostas ao programa, mas a relação entre cada etiologia e características do aprendizado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4437361800614353por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record