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dc.contributor.authorGiehl, Fabiana Cristina
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:33Z
dc.date.available2015-05-18
dc.date.available2016-06-02T19:46:33Z
dc.date.issued2015-03-03
dc.identifier.citationGIEHL, Fabiana Cristina. Contribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueira. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3191
dc.description.abstractBased on the understanding that the appropriate use of tactile maps facilitates the interpretation of space and its use for students with visual impairment, this study emphasizes the importance of educational programs towards the reading and interpretation of a map. This study aimed to analyze the contributions of an educational program to introduce the tactile cartographic language to students with visual impairment. In order to perform this research it has carried out a descriptive investigation outlined by a multi case study. The participants of this research were two teachers who assist on Specialized Educational Service (AEE), two teachers from regular school and two students with visual impairment with different ages (seven and ten years old). The research it has developed with the application of the following tools: semi structured interview; questionnaire and pedagogical evaluation. All data were registered in diaries, filming and photography. The content of interviews, pedagogical evaluation and diary were submitted to the theory of content analysis. The educational program has contributed to improve the ability of students with visual impairment to identify the tactile cartographic variable used in maps. In this context, it is suggested that the Tactile Cartography make part of the curriculum of graduation in Geography, Pedagogy and all related graduation courses in order to prepare teachers to work with students with visual impairment.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectCegueirapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectLinguagem cartográficapor
dc.subjectCartografia tátilpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectCartographic languageeng
dc.subjectTactile cartographyeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.subjectGeographyeng
dc.titleContribuições de um programa educacional de introdução à linguagem cartográfica tátil para alunos com cegueirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169299095370522por
dc.description.resumoA partir da compreensão de que a utilização adequada de mapas táteis facilita aos alunos com cegueira a interpretação do espaço e a utilização do mesmo, destaca-se a importância de programas educacionais voltados à leitura e interpretação de mapas. Nesse contexto, nesta pesquisa objetivou analisar as contribuições de um Programa Educacional para a Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil para alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se pesquisa ação, delineada por Estudo de caso, desenvolvida com enfoque qualitativo. Foram participantes desta pesquisa duas professoras da sala de atendimento educacional especializado (AEE), duas professoras do ensino comum e dois alunos com cegueira com idades distintas (sete e dez anos). A pesquisa de campo desenvolveu-se com a aplicação dos seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada; questionário fechado e avaliação pedagógica. Toda a coleta de dados foi registrada no diário de campo, além de registros em filmagens e fotografias. O conteúdo das entrevistas, das avaliações pedagógicas e do diário de campo foi submetido à análise de conteúdo. O programa educacional em questão contribuiu para o aprimoramento da capacidade dos alunos participantes em identificar as variáveis cartográficas táteis utilizadas em mapas. Nesse contexto, sugere-se que a Cartografia Tátil esteja presente nas matrizes curriculares dos cursos de formação de professores de Geografia, de Pedagogia e demais licenciaturas ou propostas formativas que de alguma forma estejam direcionadas para a preparação de docentes para atuação com alunos com cegueira.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6067769643299024por


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