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dc.contributor.authorAssunção, Karine Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:46:33Z
dc.date.available2005-07-01
dc.date.available2016-06-02T19:46:33Z
dc.date.issued2004-08-30
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Karine Ribeiro de. Envolvimento de cuidadores no programa educacional de pessoas com autismo e deficiências severas: o que é e como medí-lo?. 2004. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3193
dc.description.abstractThe involvement of the family in the special education of handicapped individuals has been raising of researchers who try to identify involvement behaviors and elaborate specific strategies to each family, in order to help them in dealing with the different aspects of the child s life. Researches indicate that parents participation is stile limitaded and passive. Literature affirms that the involvement is articulated with multiple factors, which are found in the family, school and social enviroment. The few studies consider parents involvement in a educational program of young people with special needs, principly when they have severe limitations. The present study has as its objective to elaborate tools of evaluation of parents involvement in the educational program of individuals with special needs and identify the involvement of one of the parents of autistas and severe handicapped individuals and correlate with aquisition habilities in the basic activities of the students. We also tried to look for the answer if the number weekly attending offered by the school influenced parents involvement. Participated in this study thirty eight careers, whose students attend school for individuals with special needs, in Ribeirão Preto. This evaluation was based in specific literature data and also writer teachers and parents. It was also used a tool of the school for assessment of the aquisition of habilities in basic activities. Statistic analysis through Pearson s correlation indicate that there isn t correlation between students performance in basic habilities aplicatade and involvement in educational process, although there as a high positive correlation between the performance of the students between asnwer by careers and teachers. Important mention that the gain for students in basic habilities were little.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação participação dos paispor
dc.subjectDesempenhopor
dc.titleEnvolvimento de cuidadores no programa educacional de pessoas com autismo e deficiências severas: o que é e como medí-lo?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aiello, Ana Lúcia Rossito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782064D2por
dc.description.resumoO envolvimento da família no âmbito educacional de indivíduos com deficiência tem despertado interesse por parte de pesquisadores que procuram identificar comportamentos desse envolvimento e elaborar estratégias específicas a cada família, que sejam mais efetivas e eficazes para aumentar a probabilidade do envolvimento dos pais nos diferentes aspectos da vida de seu filho. Pesquisas indicam que participação dos pais é ainda limitada e passiva. A literatura afirma que o envolvimento está articulado com múltiplos fatores, que se encontram no âmbito da família, da escola e do ambiente social. Poucos estudos avaliam o envolvimento dos pais no programa educacional de jovens com necessidades especiais, principalmente quando esses apresentam deficiências severas. O presente estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação do envolvimento dos pais no programa educacional de indivíduos com necessidades especiais e identificar o envolvimento dos pais de indivíduos (autistas e deficientes severos) e correlacionar com a aquisição de habilidades em atividades básicas dos alunos. Também procuramos responder se o número de atendimento semanal oferecido pela escola influencia no envolvimento dos pais. Os participantes deste estudo foram 38 cuidadores, de indivíduos que freqüentam uma escola para pessoas com necessidades especiais, da cidade de Ribeirão Preto. A avaliação do envolvimento foi elaborada a partir de dados da literatura descrita no presente trabalho e do levantamento junto aos professores e cuidadores de comportamentos identificadores de envolvimento. Foi utilizado também um instrumento da própria escola na avaliação de aquisição de habilidades em atividades básicas aplicadas. Análises estatísticas por meio de correlação de Pearson indicaram que não há correlação entre desempenho dos alunos em habilidades básicas aplicadas e envolvimento no processo educacional, embora haja alta correlação positiva entre as notas de desempenho do aluno emitidas pelos cuidadores e professores. Cabe esclarecer que os ganhos dos alunos nas habilidades básicas avaliadas foram pequenos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765560U3por


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