dc.contributor.author | Vasconcellos, Mariliz | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:46:34Z | |
dc.date.available | 2007-08-20 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:46:34Z | |
dc.date.issued | 2003-02-28 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Mariliz. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar. 2003. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3200 | |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem lenta | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Aprendizagem lenta | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rose, Julio Cesar Coelho de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386857761295187 | por |
dc.description.resumo | Embora escolhas segundo modelo possam ser feitas com base em relações modelo-S+ ou modelo-S-, relações modelo S+ são necessárias para formação de classes de estímulos
equivalentes. As classes esperadas possivelmente não emergirão quando somente a relação modelo-S- for adquirida. Para verificar isto, este estudo utilizou duas variantes de um
procedimento de ensino que usa uma máscara cobrindo um dos estímulos de comparação. No Treino 1, a máscara cobriu o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas.
No Treino 2, a máscara cobriu o S+ em todas as tentativas da relação BC, e nas outras relações (AB e CD) o treino foi feito com a máscara cobrindo o S+ em 50% das tentativas e o S- em 50% das tentativas . Depois, o participante foi submetido a dois tipos de testes: um deles tentou identificar as relações de controle estabelecidas na linha de base e o outro sondou relações de equivalência. Os resultados de um dos participantes, sugeriram um baixo desempenho nos testes que mediram equivalência dos conjuntos de estímulos treinados e inconsistência quanto à escolha dos estímulos de comparação corretos e incorretos para o modelo detectados na sonda controle. Já os resultados da outra participante do experimento, mostraram uma linha de base bem estabelecida, detectada na sonda de relações de controle, e formação de equivalência do conjunto de estímulos treinados. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2628411501148247 | por |