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dc.creatorPolonio, Maristela
dc.date.accessioned2016-06-02T20:24:59Z
dc.date.available2007-05-30
dc.date.available2016-06-02T20:24:59Z
dc.date.issued2007-04-13
dc.identifier.citationPOLONIO, Maristela. A construção da subjetividade nacional no movimento o melhor do Brasil é o brasileiro . 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5649
dc.description.abstractWhat does it means to claim to be brazilian? How nationalist campaigns promoted by the State may affect the subject? To answer these questions and to take off from the evidence principles as of the nation and to problematize the construction of the subject of the nationality, we developed the present work. Based on the discoursive theory derived from Michel Pêcheux and Michel Foucault, this research intends to understand how is materialized the control of the national subjectivity, observing the discoursive event where is constructed the publicity movement called: The best of the Brazil is the brazilian , produced in 2004, under the current president administration. Concepts formulated in the scope of the french Discourse Analysis, as discoursive event and memory guide the analysis about the verbal materiality of the texts that integrate the referred movement, and the results reveal the existence and the functioning of one kind of power the governability , described by Foucault (2004) that happens to the subjects, standardizing a certain way of being, identified to the brazilian nation. We noticed that there is in the official publicity pro- brazilian auto esteem the construction of one national subject produced in the patterns of the democratic nation profile, that the globalized capitalism proposes. This deals with the production of a brazilian subject identified to one nation, which singularity resides in the congregation of globalized traces.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectPowereng
dc.subjectNational subjectivityeng
dc.titleA construção da subjetividade nacional no movimento "o melhor do Brasil é o brasileiro"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sargentini, Vanice Maria Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1406919572611392por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747038186720459por
dc.description.resumoO que significa dizer-se brasileiro? Como campanhas nacionalistas promovidas pelos Estados podem afetar o sujeito? Para responder a essas questões e tirar da evidência princípios como o de nação e problematizar a construção do sujeito da nacionalidade é que desenvolvemos o presente trabalho. Baseada na teoria discursiva derivada de Michel Pêcheux e Michel Foucault, esta pesquisa objetiva compreender como se materializa o controle da subjetividade nacional, observando o acontecimento discursivo em que se constitui o movimento publicitário oficial intitulado O melhor do Brasil é o brasileiro , produzido em 2004 sob a administração do atual presidente. Conceitos formulados no âmbito da Análise do Discurso francesa, como acontecimento discursivo e memória nortearam as análises sobre a materialidade verbal dos textos integrantes do referido movimento e os resultados revelam a existência e o funcionamento de uma forma de poder a governamentalidade descrita por Foucault (2004)- que incide sobre os sujeitos padronizando um certo modo de ser, identificado à nação brasileira. Constatamos que há na publicidade oficial pró-auto-estima do brasileiro a construção de um sujeito nacional produzido nos moldes do perfil de nação democrática que o capitalismo globalizado propõe. Trata-se da confecção de um sujeito brasileiro identificado a uma nação cuja singularidade reside na congregação dos traços globalizados.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor


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