dc.contributor.author | Polonio, Maristela | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:24:59Z | |
dc.date.available | 2007-05-30 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:24:59Z | |
dc.date.issued | 2007-04-13 | |
dc.identifier.citation | POLONIO, Maristela. A construção da subjetividade nacional no movimento o melhor do Brasil é o brasileiro . 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5649 | |
dc.description.abstract | What does it means to claim to be brazilian? How nationalist campaigns promoted
by the State may affect the subject? To answer these questions and to take off from the
evidence principles as of the nation and to problematize the construction of the subject of the
nationality, we developed the present work. Based on the discoursive theory derived from
Michel Pêcheux and Michel Foucault, this research intends to understand how is materialized
the control of the national subjectivity, observing the discoursive event where is constructed
the publicity movement called: The best of the Brazil is the brazilian , produced in 2004,
under the current president administration. Concepts formulated in the scope of the french
Discourse Analysis, as discoursive event and memory guide the analysis about the verbal
materiality of the texts that integrate the referred movement, and the results reveal the
existence and the functioning of one kind of power the governability , described by
Foucault (2004) that happens to the subjects, standardizing a certain way of being, identified
to the brazilian nation. We noticed that there is in the official publicity pro- brazilian auto
esteem the construction of one national subject produced in the patterns of the democratic
nation profile, that the globalized capitalism proposes. This deals with the production of a
brazilian subject identified to one nation, which singularity resides in the congregation of
globalized traces. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Poder | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.subject | Power | eng |
dc.subject | National subjectivity | eng |
dc.title | A construção da subjetividade nacional no movimento "o melhor do Brasil é o brasileiro" | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sargentini, Vanice Maria Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1406919572611392 | por |
dc.description.resumo | O que significa dizer-se brasileiro? Como campanhas nacionalistas promovidas
pelos Estados podem afetar o sujeito? Para responder a essas questões e tirar da evidência
princípios como o de nação e problematizar a construção do sujeito da nacionalidade é que
desenvolvemos o presente trabalho. Baseada na teoria discursiva derivada de Michel Pêcheux
e Michel Foucault, esta pesquisa objetiva compreender como se materializa o controle da
subjetividade nacional, observando o acontecimento discursivo em que se constitui o
movimento publicitário oficial intitulado O melhor do Brasil é o brasileiro , produzido em
2004 sob a administração do atual presidente. Conceitos formulados no âmbito da Análise do
Discurso francesa, como acontecimento discursivo e memória nortearam as análises sobre a
materialidade verbal dos textos integrantes do referido movimento e os resultados revelam a
existência e o funcionamento de uma forma de poder a governamentalidade descrita por
Foucault (2004)- que incide sobre os sujeitos padronizando um certo modo de ser,
identificado à nação brasileira. Constatamos que há na publicidade oficial pró-auto-estima do
brasileiro a construção de um sujeito nacional produzido nos moldes do perfil de nação
democrática que o capitalismo globalizado propõe. Trata-se da confecção de um sujeito
brasileiro identificado a uma nação cuja singularidade reside na congregação dos traços
globalizados. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5747038186720459 | por |