Show simple item record

dc.contributor.authorRubio, Ana Claúdia Ferrari
dc.date.accessioned2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.available2010-10-15
dc.date.available2016-06-02T20:25:06Z
dc.date.issued2010-09-01
dc.identifier.citationRUBIO, Ana Claúdia Ferrari. Ensino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regulares. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5696
dc.description.abstractThe changes occurred in our society in the last few years have immediately reflected in the school sphere. Nowadays, in the educational context there is a great international effort in favor of the inclusive education, which proposes to welcome students from any belief, race, social or financial background and who also may have any kind of disability. In this direction, this research has as objective to investigate the perceptions of deaf and hearing impaired students, included in state schools, concerning the teaching and learning process of a second language as part of the school curriculum, and therefore discuss the legislation which obliges those students to be in regular classrooms as well as the questions brought about regarding the process of inclusion. The subjects of the research are deaf or hearing impaired students from the 5th grade Elementary School to the 3rd grade High School, in the region of Araraquara, São Paulo, Brazil. It is a qualitative research, whose data were collected throught: (a) classroom observation; (b) questionnaires and interviews, intermediated by a professional specialized in sign language and (c) drawings. As a result, the data analyses have revealed that the students degree of language knowledge, of performance and of inclusion is related to individual characteristics.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensinopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectSurdos - educaçãopor
dc.subjectDeficientes auditivospor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectInclusion and schooleng
dc.subjectThe deaf and the hearing impairedeng
dc.subjectLanguage teaching and learning processeng
dc.titleEnsino de língua estrangeira e inclusão : percepções de alunos com surdez ou com deficiência auditiva sobre as aulas de inglês em escolas regularespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Ademar da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028512631572133por
dc.description.resumoAs mudanças presenciadas em nossa sociedade nos últimos anos têm tido reflexos imediatos no âmbito escolar. Há, atualmente, no contexto educacional forte movimento mundial a favor da educação inclusiva, a qual propõe o acolhimento de todos os alunos independentemente de suas crenças, raças, credos, status social e financeiro ou que sejam deficientes físicos, intelectuais ou sensoriais. Inserida nesse contexto inclusivo, essa pesquisa tem como objetivo investigar as percepções sobre as aulas de língua inglesa de alunos com surdez ou com algum grau de perda auditiva, em escolas públicas estaduais e, a partir delas, discutir os aportes legais que obrigam esses alunos a frequentar classes regulares e bem como as questões surgidas do processo de inclusão. Alunos com surdez ou com deficiência auditiva que frequentam desde a 5ª. série do Ensino Fundamental à 3ª. série do Ensino Médio de uma região do interior do Estado de São Paulo foram os sujeitos da pesquisa. É uma investigação de base qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de (a) observação direta em sala de aula, (b) questionários e entrevistas, intermediados por um professor especializado em audicomunicação e (c) desenhos. Como resultado, a análise dos dados aponta que o grau de conhecimento da língua, de desempenho e de inclusão desse tipo de aluno está relacionado a características individuais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record