Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Everton Luiz de
dc.date.accessioned2016-09-23T18:28:24Z
dc.date.available2016-09-23T18:28:24Z
dc.date.issued2016-03-31
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Everton Luiz de. “Pô, tô vivo, véio!”: história de vida e sexualidade de pessoas com deficiências físicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7400.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7400
dc.description.abstractIn this study we aimed to investigate, beside people with physical disabilities, how they express their sexuality from their life stories and their impairment/disabled bodies. The Life History, being defined as one of the theoretical contributions, made it possible to establish a channel through which disabled people could relive facts, experiences and events related to sexuality, identifying ways, glances, pleasures and printed sensibilities through injured, amputated and disabled bodies. Other theoretical contributions, from the anthropological social field, especially the critical studies of disability (Disability Studies), substantiated the ways and debates in the intersection with the sexuality field. Hence, we defined the Collective Subject Discourse (DSC) as the study method, especially to encompass analysis techniques that allow gathering ideas, senses and thoughts of the same social group, projecting a single collective discourse in the light of various themes. The sample was composed of three people with physical disabilities, heterosexual men, members of an institution that provides services to people with disabilities, in a city in the interior of São Paulo state. Data collection took place through open interviews (recorded audio), without pre-established scripts and have been developed until to reach a saturation point (exhaust affairs). The meetings took place without delimitation of time or amount, varying according each participant. All interviews were transcribed, and the analysis took place based on techniques used in DSC, using their methodological approaches. The composition of the DSC enabled understanding the sexuality of people with physical disabilities as it is still regulated by policy and biomedical processes, which make pathological not only people with disabilities, but anyone who shows attraction, erotic and sexual desire by people with injured, amputated or disabled bodies. There is an urgent need to admit new aesthetic, sexual and political horizons for the physically disability, projecting the injured, amputated and disabled body as beautiful, desirable, sexy, attractive and, undeniably, delicious. Only from that aesthetic reconfiguration of disability, each and every disabled person will be accepted as a sexual and sexualized person.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectLesãopor
dc.subjectAmputaçãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectImpairmenteng
dc.subjectAmputationeng
dc.title“Pô, tô vivo, véio!”: história de vida e sexualidade de pessoas com deficiências físicaspor
dc.title.alternative“I’m alive, dude”: life history and sexuality of people with physical disabilitieseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Denari, Fátima Elisabeth
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5575213011914394por
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou investigar, junto às pessoas com deficiência física, como elas expressam sua sexualidade a partir de suas históricas de vida e seus corpos lesionados/deficientes. A História de Vida, ao ser definida como um dos aportes teóricos, possibilitou estabelecer um canal por meio do qual as pessoas com deficiências físicas puderam reviver fatos, experiências e acontecimentos ligados à sexualidade, identificando caminhos, olhares, prazeres e sensibilidades impressas por meio dos corpos lesionados, amputados e deficientes. Outros contributos teóricos oriundos do campo sócio antropológico, especialmente os estudos críticos da deficiência (Disability Studies), consubstanciaram os caminhos e debates na intersecção com o campo da sexualidade. Diante do exposto, definiu-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como o método da pesquisa, especialmente por englobar técnicas de análise que permitem amalgamar ideias, sentidos e pensamentos de um mesmo grupo social, projetando-se um único discurso coletivo em face de variadas temáticas. A amostra foi composta por três pessoas com deficiência física, ambos homens heterossexuais, integrantes de uma instituição que presta atendimento às pessoas com deficiência em um município do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas abertas (gravadas em áudio), sem roteiros preestabelecidos, e foram desenvolvidas até atingirem um ponto de saturação (esgotar os assuntos). Os encontros aconteceram sem delimitação de tempo ou quantidade, variando para cada participante. Todas as entrevistas foram transcritas e as análises aconteceram com base nas técnicas empregadas no DSC, recorrendo-se às suas figuras metodológicas. A análise da composição dos DSC permitiu vislumbrar que a sexualidade de pessoas com deficiências físicas ainda é regulada por processos normativos e biomédicos, que as patologizam, bem como qualquer pessoa que demonstre atração, desejo erótico e sexual por pessoas com corpos lesionados/amputados/deficientes. Assim, urge a necessidade de admitir novos horizontes estéticos, sexuais e políticos para a deficiência física, projetando-se o corpo lesionado, amputado e deficiente como belo, desejável, sexy, atraente e, indiscutivelmente, delicioso. Somente a partir desse reconfiguração estética da deficiência admitir-se-á toda e qualquer pessoa com deficiência uma pessoa sexual e sexualizada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7506365317573233por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record