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Inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física: um estudo de caso
dc.contributor.author | Costa, Camila de Moura | |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T13:54:28Z | |
dc.date.available | 2016-09-30T13:54:28Z | |
dc.date.issued | 2015-02-24 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Camila de Moura. Inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7582. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7582 | |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Adaptações curriculares | por |
dc.title | Inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de educação física: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Munster, Mey de Abreu Van | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7861049737421476 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Seabra Júnior, Manoel Osmar | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8039118755158155 | por |
dc.description.resumo | Apesar do progressivo aumento no número de matrículas de estudantes com deficiência na rede regular de ensino, ainda é possível deparar-se com situações de exclusão funcional no contexto da Educação Física, a qual constitui um componente curricular obrigatório nos níveis de ensino fundamental e médio. Considerando as necessidades especiais do estudante com deficiência visual, bem como as possíveis contribuições da Educação Física ao desenvolvimento desses indivíduos, surge a necessidade de um estudo que tenha como finalidade investigar de que maneira o professor de Educação Física constitui/adapta seu programa de ensino e organiza suas práticas pedagógicas para atender as especificidades dos estudantes nessa condição. O objetivo deste estudo centrou-se em analisar as adaptações curriculares e metodológicas empregadas (ou não) pelo professor visando a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física. Sob a abordagem qualitativa, a presente pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. A pesquisa foi conduzida em três instituições da rede regular de ensino em um município de médio porte do Estado de São Paulo, contando com a participação de 3 professores de Educação Física e 4 estudantes com deficiência visual, todos pertencentes ao nível de ensino fundamental. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados: 1. Observação, sistematicamente registrada em diário de campo e roteiro de observação; 2. Entrevista semiestruturada, com roteiro submetido à validação de conteúdo por juízes e aplicada junto aos professores e aos estudantes com deficiência visual. O período de observação teve duração de dois meses, compreendendo um total de 11 a 16 sessões em cada escola, sendo seguido pela etapa de realização das entrevistas. A forma de tratamento dos dados foi efetuada qualitativamente por meio de análise de conteúdo do tipo categorial temática. Foi identificada escassez e até mesmo a inexistência de adaptações curriculares, empregadas pelos participantes da pesquisa diante do contexto de inclusão de estudantes com deficiência visual. Verificou-se que para o atendimento das necessidades educativas do estudante cego foram necessárias adaptações curriculares de pequeno porte a grande porte, enquanto aos estudantes com baixa visão foram necessárias somente adaptações de pequeno porte centradas na metodologia de ensino. Deste modo, constata-se que o emprego de adaptações curriculares nas aulas de Educação Física pode contribuir para a efetivação do processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física e em alguns casos poderia evitar que os quadros de exclusão funcional e completa não se efetivassem nessas aulas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6949663946701626 | por |