dc.contributor.author | Buzetti, Miryan Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T19:03:03Z | |
dc.date.available | 2016-10-04T19:03:03Z | |
dc.date.issued | 2015-04-10 | |
dc.identifier.citation | BUZETTI, Miryan Cristina. Compreensão de professores de instituição especializada sobre leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7691. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7691 | |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the understanding that teachers serving students with intellectual disabilities in a specialized institution have on the teaching of reading and writing. National theses and dissertations of studies have shown that teaching reading and writing is possible for people with intellectual disabilities based on different theoretical perspectives. The research is qualitative / quantitative exploratory type, the instrument used was a semi-structured interview. It was conducted in four APAEs located in the state of São Paulo, being interviewed a total of 11 teachers who worked with the teaching of students with intellectual disabilities for more than three years. The categories of analysis of the interviews were defined from the content analysis proposed by Bardin. In the data analysis it observed aspects such difficulty by the teacher to define intellectual disability and teaching and learning theoretical confusion - Methodological about the process of reading and writing learning and mostly practices decontextualized teaching and without reflection. The study points out the need to review teacher training, updating and further clarification on this matter and the need for greater interaction between researchers and professionals, thus enabling the socialization practices. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Ensino de leitura | por |
dc.subject | Ensino de escrita | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Intellectual disabilities | eng |
dc.subject | Teaching of reading and writing | eng |
dc.subject | Reading readiness | eng |
dc.title | Compreensão de professores de instituição especializada sobre leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria da Piedade Resende da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2791098416503955 | por |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é analisar a compreensão que professores que atendem alunos com deficiência intelectual em uma instituição especializada têm sobre o ensino de leitura e escrita. Estudos de teses e dissertações nacionais demonstram que é possível o ensino de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual tendo como base diferentes correntes teóricas. A pesquisa é qualitativa/quantitativa do tipo exploratória, o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi realizada em quatro APAEs localizadas no interior do estado de São Paulo, sendo entrevistadas ao todo 11 professoras que trabalhavam com o ensino de alunos com deficiência intelectual há mais de três anos. As categorias de análise das entrevistas foram definidas a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Na análise dos dados foi possível observar aspectos como dificuldade por parte do professor em definir deficiência intelectual e processo de ensino e de aprendizagem, confusão teórica – metodológica sobre o processo de aprendizagem de leitura e escrita e em sua maioria práticas de ensino descontextualizadas e sem reflexão. O estudo aponta a necessidade de rever a formação do professor, atualização e um aprofundamento maior sobre o presente assunto e a necessidade de uma interação maior entre os pesquisadores e os profissionais, possibilitando assim a socialização das práticas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3077411745176722 | por |