Mostrar el registro sencillo del ítem
Continuidades e descontinuidades em representações do leitor infantil: uma análise de projeções discursivas do leitor da Folhinha de 1963 aos dias atuais
dc.contributor.author | Baldin, Ana Luiza Menezes | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T19:02:27Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T19:02:27Z | |
dc.date.issued | 2016-02-28 | |
dc.identifier.citation | BALDIN, Ana Luiza Menezes. Continuidades e descontinuidades em representações do leitor infantil: uma análise de projeções discursivas do leitor da Folhinha de 1963 aos dias atuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8307. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8307 | |
dc.description.abstract | Summary: In this paper, we analyze some writing practices adopted by Folhinha supplement linked to the newspaper Folha de S. Paulo since its launch, on September 8th, 1963, to the present day, seeking to raise certain representations of their children's readers, entered and manifested in the published texts (analyzing its themes, its formal composition on the page, its articulation with images, their lexical and syntactic selection etc. ). For this survey and analysis of discursive representations of the reader, we mobilize the theoretical and methodological assumptions of the French guidance Discourse Analysis, as well as some principles developed by the Cultural History of Reading. Considering that the publication has children as target audience and the fact that has been published since its creation regularly with weekly publication, the corpus selection was the choice of examples concerning the theme "Children's day", so that we could select the publications that made direct reference or indirectly to that date, celebrated in Brazil on October 12th and present throughout all these years supplement the publication. In our analysis of the corpus, we seek to trace the continuities and discontinuities adopted as the writing techniques and on the selection and approach to issues, in order to identify any traces about the profile of this Bantam player. Among the writing strategies that are analyzed forms of subjective projection and simulation of dialogue with readers and thematic orientation of some specimens with a view to building a patriotic reader, the nation's symbol of the future, and consumers. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Jornal | por |
dc.subject | Infantil | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.title | Continuidades e descontinuidades em representações do leitor infantil: uma análise de projeções discursivas do leitor da Folhinha de 1963 aos dias atuais | por |
dc.title.alternative | Continuities and discontinuities in representations of child readers: an analysis of the projections discursive folhinha the reader to present day 1963 | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Luzmara Curcino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4849994635754652 | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisamos algumas práticas de escrita adotadas pelo suplemento Folhinha, vinculado ao jornal Folha de S. Paulo, desde seu lançamento, em 08 de setembro de 1963, até os dias atuais, buscando levantar certas representações de seus leitores infantis, inscritas e manifestas nos textos publicados (analisando suas temáticas, sua composição formal na página, sua articulação com imagens, sua seleção lexical e sintática etc.). Para esse levantamento e análise de representações discursivas do leitor, mobilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de orientação francesa, assim como alguns princípios desenvolvidos pela História Cultural da Leitura. Tendo em vista que a publicação tem como público-alvo crianças (e hoje em dia pré-adolescentes) e o fato de que vem sendo publicada desde sua criação de forma regular, com publicação semanal, a seleção do corpus consistiu na escolha de exemplares referentes ao tema “Dia das Crianças”, de modo que pudéssemos selecionar as publicações que fizessem referência direta ou indiretamente a essa data, comemorada no Brasil no dia 12 de outubro e presente ao longo de todos esses anos de publicação do suplemento. Em nossa análise do corpus, buscamos traçar as continuidades e descontinuidades adotadas quanto às técnicas de escrita e quanto à seleção e abordagem das temáticas, de modo a identificar eventuais traços acerca do perfil desse leitor mirim. Entre as estratégias de escrita que analisamos estão as formas de projeção enunciativa e de simulação de diálogo com os leitores e a orientação temática de alguns exemplares com vistas à construção de um leitor patriótico, símbolo do futuro da nação, e de consumidor. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7988608746475212 | por |