dc.contributor.author | Santos, Tarcísio Bitencourt dos | |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T13:03:05Z | |
dc.date.available | 2018-04-09T13:03:05Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tarcísio Bitencourt dos. Efeito da tutoria por pares na participação de um estudante com deficiência física nas aulas de educação física. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9677. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9677 | |
dc.description.abstract | Including people with disabilities in the school systems has been on the rise for some years, however, such inclusion in general classes does not guarantee that such students will participate effectively in classes. Therefore, this study proposes peer tutoring as a strategy to include students with physical disabilities in elementary school Physical Education (PE) classes. Our objective was to analyze the effects that peer tutors had on the participation of physically handicapped students in PE classes. For this study we used a qualitative approach, and as a scientific method we used descriptive research from a case study. The study was developed in general classes within the state school system from a medium sized city located in the state of São Paulo. The subjects of this study were: a Physical Education teacher who is registered at the general classes in the state school system, a student with physical disabilities, and four peer tutors. For data collection we used the following: semi-structured interview with the teacher and disabled student, survey completed by the disabled student to assess their level of participation in classes, surveys completed by tutors to gauge their level of satisfaction as tutors, as well as systematized observations of PE classes before and after tutor intervention. Data analysis was developed based on the occurrence of analysis categories to observe the level of the disabled student’s participation in classes and tutor intervention. The results pointed out that with peer tutoring, handicapped students participated more and performed more motor skills during classes. Our results show the viability of the Tutor Preparation Program for students in the final grades of elementary school, considering that students with physical disabilities reported higher levels of participation in classes with the help of tutors. Therefore, tutoring as a teaching strategy has proved to be effective overall, in respect to training normal development students to be tutors, using these tutors to help include students with physical disabilities in PE classes, and promoting positive interactions among these students. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Trabalho colaborativo | por |
dc.subject | Tutoria por pares | por |
dc.subject | Colega tutor | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Physical education school | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Collaborative work | eng |
dc.subject | Peer Tutoring | eng |
dc.subject | Peer Tutor | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.title | Efeito da tutoria por pares na participação de um estudante com deficiência física nas aulas de educação física | por |
dc.title.alternative | Effects of peer tutoring on participation of a student with physical disability in elementary physical education classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria da Piedade Resende da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2791098416503955 | por |
dc.description.resumo | A inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino está em vigência há alguns anos, contudo, tal inclusão nas escolas comuns não garante efetiva participação do público-alvo nas aulas de Educação Física. Assim, a presente pesquisa propõe a implantação da tutoria por pares como estratégia para uma inclusão eficaz de pessoas com deficiência física nas aulas de Educação Física escolar. Deste modo, foi estabelecido para a pesquisa o objetivo de analisar os efeitos gerados pelo auxílio dos colegas tutores na participação de um estudante com deficiência física nas aulas de Educação Física escolar. Adotou-se a abordagem qualitativa com característica descritiva, tendo como delineamento o estudo de caso. O estudo foi desenvolvido em uma escola comum da rede estadual de ensino de uma cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos deste estudo foram: uma professora de Educação Física vinculada à escola comum da rede estadual de ensino, um estudante com deficiência física e quatro tutores. Os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevista semiestruturada aplicada à professora e ao estudante com deficiência, escala preenchida pelo estudante com deficiência para aferir o nível de participação do mesmo ao término de cada aula, escala preenchida pelos tutores para aferir o nível de satisfação dos mesmos no exercício de suas funções, além da observação sistematizada das aulas com a presença do tutorado. A análise dos dados foi desenvolvida com base na ocorrência das categorias de análise para observar o nível de participação dos estudantes com deficiência nas aulas e as intervenções dos colegas tutores. Os resultados apontaram que, com a utilização da tutoria por pares, foi possível obter maior participação do estudante com deficiência física na execução das tarefas motoras nas aulas. Consequentemente, evidencia a viabilidade do Programa de Preparação de Tutores com estudantes do ensino fundamental, tendo em vista que, com a intervenção desses agentes, o estudante com deficiência física relatou ter participado mais ativamente das aulas. Pode-se concluir que a tutoria como estratégia de ensino mostrou-se válida como um todo, isto é, no que diz respeito ao treinamento de colegas tutores, à utilização da tutoria por pares enquanto estratégia inclusiva para estudantes com deficiência física nas aulas de Educação Física e, ainda, notar que essa interação entre os estudantes foi produtiva. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5424538923835375 | por |