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dc.contributor.authorAsnis, Valéria Peres
dc.date.accessioned2018-05-03T20:00:43Z
dc.date.available2018-05-03T20:00:43Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.citationASNIS, Valéria Peres. Habilidades rítmicas para crianças com autismo com procedimentos da Análise do Comportamento Aplicada. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9861.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9861
dc.description.abstractChildren receive the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) when they present deficits in social communication and interaction and restricted and repetitive behaviors and interests. Studies suggest that using appropriate strategies for teaching music to people with ASD can contribute to an environment favorable to music learning, as well as developing appropriate social behaviors and possible decreases in inappropriate behaviors. The objective of this work was to investigate the learning of rhythmic skills with the use of musical instruments with children diagnosed with ASD, using behavioral intervention. As secondary objectives, to verify if the engagement in the tasks of teaching with musical activities would lead to the reduction of the frequency of inappropriate behaviors and increase of appropriate social behaviors. The method has indirect evaluation of reinforcers and participants’ characterization of input musical repertoire. A multiple baseline design across musical repertoires was used, in which the participant was taught to play a musical instrument, following a pre-established rhythm with a motor imitation procedure. The learning criterion was three consecutive independent responses. In general, the results indicate that all participants were able to perform and apprehend the musical pulse generalizing it for all the songs proposed for this study. This study corroborated other studies that showed the effectiveness of musical activities as a mean to develop and increase appropriate behaviors and diminish those that are socially unfit. It is hoped that the study will contribute to a better understanding of the relationship between teaching of musical skills and behavioral intervention for people with ASD in order to subsidize educational actions and indicate new studies to be conducted.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectBehavioral interventioneng
dc.subjectMusiceng
dc.titleHabilidades rítmicas para crianças com autismo com procedimentos da Análise do Comportamento Aplicadapor
dc.title.alternativeRhythmic skills for children with autism with Applied Behavioral Analysis procedureseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoCrianças são diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) quando apresentam déficits na comunicação e interação sociais e comportamentos e interesses restritos e repetitivos. Estudos afirmam que usar estratégias adequadas para o ensino de música para pessoas com TEA podem colaborar para um ambiente propício à aprendizagem musical, além do desenvolvimento de comportamentos sociais adequados e possíveis diminuições de comportamentos inadequados. Este trabalho teve como objetivo geral investigar o aprendizado de habilidades rítmicas com a utilização de instrumentos musicais com crianças diagnosticadas com o TEA, com uso de procedimentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Como objetivos secundários, verificar se o engajamento nas tarefas de ensino com atividades musicais levaria à redução da frequência de comportamentos inadequados e consequente aumento de comportamentos sociais apropriados. O método possui avaliação indireta de reforçadores e caracterização de repertório de entrada dos participantes. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre repertórios musicais, em que o participante foi ensinado a tocar um instrumento musical, acompanhando um ritmo pré-estabelecido, com um procedimento de imitação motora. O critério de desempenho para término do ensino foi de três respostas independentes consecutivas. De maneira geral, os resultados indicam que todos os participantes conseguiram realizar e apreender o pulso musical generalizando-o para todas as cantigas propostas para este estudo. Sobre os resultados apresentados para os comportamentos adequados e inadequados, este estudo corroborou outros estudos que comprovam a efetividade de atividades musicais como ferramenta para desenvolver e ampliar comportamentos adequados e diminuir aqueles socialmente impróprios. Espera-se que o estudo contribua para melhor compreensão das relações entre ensino de habilidades musicais e ABA para pessoas com TEA de forma a subsidiar ações educativas e indicar novos estudos a serem realizados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1750012por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9926181735765678por


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