dc.contributor.author | Canosa, Alessandra Corne | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T17:50:02Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T17:50:02Z | |
dc.date.issued | 2017-11-29 | |
dc.identifier.citation | CANOSA, Alessandra Corne. Aspectos críticos da aprendizagem de relações condicionais e emergência de equivalência de estímulos em crianças com deficiência visual. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9994. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9994 | |
dc.description.abstract | The Study 1 investigated stimuli equivalence class expansion by two 5years-old visually impaired
children. The stimuli were eigth auditory or tactil sets related to three animals: lion /elephant/
monkey. In five sets the stimuli had physical similarities between them and another two were
composed by arbitrary stimuli. Conditional discriminations were taught using the matching-to-
sample procedure (MTS), followed by equivalence, generalization, maintenance and class
expansion tests. The data indicated the formation of three classes with eight stimuli. Study 2
replicated Study 1 with the objective of evaluatingthe formation of equivalence classes of auditory
and tactile stimuli by a visually impaired child. Six sets of Study 1 were maintained, two excluded,
and a new set with arbitrary stimuli was included. The results replicated the data of the previous
study and evidenced the formation of equivalence classes with auditory and tactile stimuli. Study 3
aimed to document the formation of stimulus equivalence classes for infants children with visual
impairments. Four sets of conventional stimuli, familiar and unfamiliar, were used, which did not
present physical similarities among themselves. The simultaneous MTS procedure was used in
attempts to test with tactile stimuli. A 46-month-old child was exposed to teaching and testing
arbitrary relations between stimuli. Four sets of conventional stimuli, familiar and unfamiliar were
used, which did not present physical similarities among themselves. The simultaneous MTS
procedure was used in test’s trials with tactile stimuli. Sorting tests were administered as a
secondary measure of class formation. The participant learned the conditional discrimination
auditory-tactile and responded consistently to the assessment of the emergence of equivalence
relations. Sorting tests confirmed the establishment of relationships between equivalent stimuli, in
addition to attesting the maintenance of the classes after the period of twelve months. This work
allowed the confirmation and expansion of the findings on equivalence classes in children with
visual impairment and allowed that relevant variables in teaching procedures were identified. These
data have important implications for the development of teaching technologies for this population. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Equivalência de estímulos | por |
dc.subject | Expansão de classes | por |
dc.subject | Manutenção de classes | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Stimulus equivalence | eng |
dc.subject | Class expansion | eng |
dc.subject | Class maintenance | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Visual impairment | eng |
dc.title | Aspectos críticos da aprendizagem de relações condicionais e emergência de equivalência de estímulos em crianças com deficiência visual | por |
dc.title.alternative | Critical aspects of conditional relations learning and stimulus equivalence emergency in visually impaired children | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.description.resumo | A presente tese apresenta três estudos sobre a formação de classes de equivalência em crianças
com deficiência visual. O Estudo 1 avaliou a expansão de classes de estímulos equivalentes
auditivo-táteis. Participaram duas crianças com 05 anos de idade e com deficiência visual. Os
estímulos foram oito conjuntos relacionados aos animais leão, elefante e macaco. Em cinco
conjuntos os estímulos apresentavam semelhanças físicas entre si e outros dois eram compostos
por estímulos arbitrários. Foram ensinadas discriminações condicionais por meio do
procedimento de pareamento com o modelo (MTS), seguidas por testes de equivalência e testes
de generalização, manutenção e expansão das classes. Os dados indicaram a formação de três
classes com oito membros. O Estudo 2 replicou o Estudo 1 com o objetivo de avaliar a formação
de classes de equivalência de estímulos auditivos etáteis por uma criança com deficiência visual.
Seis conjuntos do Estudo 1 foram mantidos, dois excluídos e um novo conjunto com estímulos
arbitrários foi incluído. Os resultados replicaram os dados do estudo anterior e evidenciaram a
formação de classes de equivalência com estímulos auditivos e táteis. O Estudo 3 objetivou
avaliar a emergência de relações entre estímulos equivalentes por uma criança pequena com
deficiência visual. Uma criança com 46 meses foi exposta ao ensino e teste de relações
arbitrárias entre estímulos. Foram empregados quatro conjuntos de estímulos convencionais,
familiares e não familiares, que não apresentavam similaridades físicas entre si. O procedimento
de MTS simultâneo foi empregado nas tentativas de testes com estímulos táteis. A participante
aprendeu as relações condicionais auditivo-táteis erespondeu de forma consistente à avaliação
da emergência das relações de equivalência. Testes de sortingconfirmaram o estabelecimento de
relações entre estímulos equivalentes, além de atestar a manutenção das classes após o período
de doze meses. Este trabalho permitiu a constataçãoe ampliação dos achados sobre classes de
equivalência em crianças com deficiência visual e possibilitaram que variáveis relevantes em
procedimentos de ensino fossem identificadas. Estes dados trazem importantes implicações para
o desenvolvimento de tecnologias de ensino para esta população. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2014/15921-7 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2520220910326424 | por |