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dc.contributor.authorCanosa, Alessandra Corne
dc.date.accessioned2018-05-14T17:50:02Z
dc.date.available2018-05-14T17:50:02Z
dc.date.issued2017-11-29
dc.identifier.citationCANOSA, Alessandra Corne. Aspectos críticos da aprendizagem de relações condicionais e emergência de equivalência de estímulos em crianças com deficiência visual. 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9994.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9994
dc.description.abstractThe Study 1 investigated stimuli equivalence class expansion by two 5years-old visually impaired children. The stimuli were eigth auditory or tactil sets related to three animals: lion /elephant/ monkey. In five sets the stimuli had physical similarities between them and another two were composed by arbitrary stimuli. Conditional discriminations were taught using the matching-to- sample procedure (MTS), followed by equivalence, generalization, maintenance and class expansion tests. The data indicated the formation of three classes with eight stimuli. Study 2 replicated Study 1 with the objective of evaluatingthe formation of equivalence classes of auditory and tactile stimuli by a visually impaired child. Six sets of Study 1 were maintained, two excluded, and a new set with arbitrary stimuli was included. The results replicated the data of the previous study and evidenced the formation of equivalence classes with auditory and tactile stimuli. Study 3 aimed to document the formation of stimulus equivalence classes for infants children with visual impairments. Four sets of conventional stimuli, familiar and unfamiliar, were used, which did not present physical similarities among themselves. The simultaneous MTS procedure was used in attempts to test with tactile stimuli. A 46-month-old child was exposed to teaching and testing arbitrary relations between stimuli. Four sets of conventional stimuli, familiar and unfamiliar were used, which did not present physical similarities among themselves. The simultaneous MTS procedure was used in test’s trials with tactile stimuli. Sorting tests were administered as a secondary measure of class formation. The participant learned the conditional discrimination auditory-tactile and responded consistently to the assessment of the emergence of equivalence relations. Sorting tests confirmed the establishment of relationships between equivalent stimuli, in addition to attesting the maintenance of the classes after the period of twelve months. This work allowed the confirmation and expansion of the findings on equivalence classes in children with visual impairment and allowed that relevant variables in teaching procedures were identified. These data have important implications for the development of teaching technologies for this population.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectExpansão de classespor
dc.subjectManutenção de classespor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectStimulus equivalenceeng
dc.subjectClass expansioneng
dc.subjectClass maintenanceeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectVisual impairmenteng
dc.titleAspectos críticos da aprendizagem de relações condicionais e emergência de equivalência de estímulos em crianças com deficiência visualpor
dc.title.alternativeCritical aspects of conditional relations learning and stimulus equivalence emergency in visually impaired childreneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673770301699940por
dc.description.resumoA presente tese apresenta três estudos sobre a formação de classes de equivalência em crianças com deficiência visual. O Estudo 1 avaliou a expansão de classes de estímulos equivalentes auditivo-táteis. Participaram duas crianças com 05 anos de idade e com deficiência visual. Os estímulos foram oito conjuntos relacionados aos animais leão, elefante e macaco. Em cinco conjuntos os estímulos apresentavam semelhanças físicas entre si e outros dois eram compostos por estímulos arbitrários. Foram ensinadas discriminações condicionais por meio do procedimento de pareamento com o modelo (MTS), seguidas por testes de equivalência e testes de generalização, manutenção e expansão das classes. Os dados indicaram a formação de três classes com oito membros. O Estudo 2 replicou o Estudo 1 com o objetivo de avaliar a formação de classes de equivalência de estímulos auditivos etáteis por uma criança com deficiência visual. Seis conjuntos do Estudo 1 foram mantidos, dois excluídos e um novo conjunto com estímulos arbitrários foi incluído. Os resultados replicaram os dados do estudo anterior e evidenciaram a formação de classes de equivalência com estímulos auditivos e táteis. O Estudo 3 objetivou avaliar a emergência de relações entre estímulos equivalentes por uma criança pequena com deficiência visual. Uma criança com 46 meses foi exposta ao ensino e teste de relações arbitrárias entre estímulos. Foram empregados quatro conjuntos de estímulos convencionais, familiares e não familiares, que não apresentavam similaridades físicas entre si. O procedimento de MTS simultâneo foi empregado nas tentativas de testes com estímulos táteis. A participante aprendeu as relações condicionais auditivo-táteis erespondeu de forma consistente à avaliação da emergência das relações de equivalência. Testes de sortingconfirmaram o estabelecimento de relações entre estímulos equivalentes, além de atestar a manutenção das classes após o período de doze meses. Este trabalho permitiu a constataçãoe ampliação dos achados sobre classes de equivalência em crianças com deficiência visual e possibilitaram que variáveis relevantes em procedimentos de ensino fossem identificadas. Estes dados trazem importantes implicações para o desenvolvimento de tecnologias de ensino para esta população.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/15921-7por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2520220910326424por


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