dc.contributor.author | Ferreira, Sally Cristina Gouveia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T11:54:52Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T11:54:52Z | |
dc.date.issued | 2024-03-28 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Sally Cristina Gouveia da Silva. Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086 | |
dc.description.abstract | This work is an analysis of the working conditions of teachers with
disability in Brazilian public universities. Its general objective is to: Analyze the
working conditions of teachers with disabilities who work in public Higher Education
Brazilian. And as specific objectives: explore the teachers’ workday with
disability, identify how your routine and the development of your work in the
institution and verify the family's participation in the trajectory of the teacher with a disability. In
its methodology included the interview procedure of five university professors
with disabilities, from the southeast, north, center-west and northeast Brazilian regions, four of which
participants at the federal and one state level. The results revealed that teachers
face architectural and attitudinal barriers in their work, that their working day is
exhaustive and that her family was an important support during her professional career, she
helped and supported the work to be carried out, contributing, in some cases, to
the teacher's permanence in his work. The data from this research indicated that the
concrete working conditions of the university professors interviewed, included
accumulation of several functions, a fact identified as harmful to their health, in addition to the environment
of work has been identified as not facilitating the development of work with
excellence. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Professores com deficiência | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Trajetória | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Teachers with disabilities | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Trajectory | eng |
dc.title | Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho | por |
dc.title.alternative | Teachers with disabilities in higher education brazilian and working conditions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria Olando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma análise das condições de trabalho de professores com
deficiência nas universidades públicas brasileiras. Tem como objetivo geral: Analisar as
condições de trabalho dos professores com deficiência que atuam na Educação Superior pública
brasileira. E como objetivos específicos: explorar a jornada de trabalho dos professores com
deficiência, identificar como se dá a sua rotina e o desenvolvimento do seu trabalho na
instituição e verificar a participação da família na trajetória do professor com deficiência. Em
sua metodologia contou com o procedimento de entrevista de cinco professores universitários
com deficiência, das regiões brasileiras sudeste, norte, centro-oeste e nordeste, sendo quatro
participantes da esfera federal e um estadual. Os resultados revelaram que os professores
enfrentam barreiras arquitetônicas e atitudinais em seu trabalho, que sua jornada de trabalho é
exaustiva e a que a família foi um apoio importante durante a sua trajetória profissional, ela
auxiliou e prestou apoios para que o trabalho se realizasse, contribuindo, em alguns casos, para
a permanência do professor em seu trabalho. Os dados desta pesquisa indicaram que a as
condições concretas de trabalhos dos professores universitários entrevistados, contou com
acúmulo de várias funções, fato apontado como prejudicial à saúde destes, além do ambiente
de trabalho ter sido apontado como não facilitador para o desenvolvimento de um trabalho com
excelência. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | bolsista CNPq Chamada07/2022 -163863/2022-9 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5762505054289671 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9208-3664 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |