Mostrar el registro sencillo del ítem
Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho
dc.contributor.author | Ferreira, Sally Cristina Gouveia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T11:54:52Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T11:54:52Z | |
dc.date.issued | 2024-03-28 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Sally Cristina Gouveia da Silva. Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086 | |
dc.description.abstract | This work is an analysis of the working conditions of teachers with disability in Brazilian public universities. Its general objective is to: Analyze the working conditions of teachers with disabilities who work in public Higher Education Brazilian. And as specific objectives: explore the teachers’ workday with disability, identify how your routine and the development of your work in the institution and verify the family's participation in the trajectory of the teacher with a disability. In its methodology included the interview procedure of five university professors with disabilities, from the southeast, north, center-west and northeast Brazilian regions, four of which participants at the federal and one state level. The results revealed that teachers face architectural and attitudinal barriers in their work, that their working day is exhaustive and that her family was an important support during her professional career, she helped and supported the work to be carried out, contributing, in some cases, to the teacher's permanence in his work. The data from this research indicated that the concrete working conditions of the university professors interviewed, included accumulation of several functions, a fact identified as harmful to their health, in addition to the environment of work has been identified as not facilitating the development of work with excellence. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Professores com deficiência | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Trajetória | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Teachers with disabilities | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Trajectory | eng |
dc.title | Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho | por |
dc.title.alternative | Teachers with disabilities in higher education brazilian and working conditions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria Olando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma análise das condições de trabalho de professores com deficiência nas universidades públicas brasileiras. Tem como objetivo geral: Analisar as condições de trabalho dos professores com deficiência que atuam na Educação Superior pública brasileira. E como objetivos específicos: explorar a jornada de trabalho dos professores com deficiência, identificar como se dá a sua rotina e o desenvolvimento do seu trabalho na instituição e verificar a participação da família na trajetória do professor com deficiência. Em sua metodologia contou com o procedimento de entrevista de cinco professores universitários com deficiência, das regiões brasileiras sudeste, norte, centro-oeste e nordeste, sendo quatro participantes da esfera federal e um estadual. Os resultados revelaram que os professores enfrentam barreiras arquitetônicas e atitudinais em seu trabalho, que sua jornada de trabalho é exaustiva e a que a família foi um apoio importante durante a sua trajetória profissional, ela auxiliou e prestou apoios para que o trabalho se realizasse, contribuindo, em alguns casos, para a permanência do professor em seu trabalho. Os dados desta pesquisa indicaram que a as condições concretas de trabalhos dos professores universitários entrevistados, contou com acúmulo de várias funções, fato apontado como prejudicial à saúde destes, além do ambiente de trabalho ter sido apontado como não facilitador para o desenvolvimento de um trabalho com excelência. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | bolsista CNPq Chamada07/2022 -163863/2022-9 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5762505054289671 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9208-3664 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |