Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Sally Cristina Gouveia da Silva
dc.date.accessioned2024-07-18T11:54:52Z
dc.date.available2024-07-18T11:54:52Z
dc.date.issued2024-03-28
dc.identifier.citationFERREIRA, Sally Cristina Gouveia da Silva. Docentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalho. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20086
dc.description.abstractThis work is an analysis of the working conditions of teachers with disability in Brazilian public universities. Its general objective is to: Analyze the working conditions of teachers with disabilities who work in public Higher Education Brazilian. And as specific objectives: explore the teachers’ workday with disability, identify how your routine and the development of your work in the institution and verify the family's participation in the trajectory of the teacher with a disability. In its methodology included the interview procedure of five university professors with disabilities, from the southeast, north, center-west and northeast Brazilian regions, four of which participants at the federal and one state level. The results revealed that teachers face architectural and attitudinal barriers in their work, that their working day is exhaustive and that her family was an important support during her professional career, she helped and supported the work to be carried out, contributing, in some cases, to the teacher's permanence in his work. The data from this research indicated that the concrete working conditions of the university professors interviewed, included accumulation of several functions, a fact identified as harmful to their health, in addition to the environment of work has been identified as not facilitating the development of work with excellence.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectProfessores com deficiênciapor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeachers with disabilitieseng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectTrajectoryeng
dc.titleDocentes com deficiência na educação superior brasileira e condições de trabalhopor
dc.title.alternativeTeachers with disabilities in higher education brazilian and working conditionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria Olando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma análise das condições de trabalho de professores com deficiência nas universidades públicas brasileiras. Tem como objetivo geral: Analisar as condições de trabalho dos professores com deficiência que atuam na Educação Superior pública brasileira. E como objetivos específicos: explorar a jornada de trabalho dos professores com deficiência, identificar como se dá a sua rotina e o desenvolvimento do seu trabalho na instituição e verificar a participação da família na trajetória do professor com deficiência. Em sua metodologia contou com o procedimento de entrevista de cinco professores universitários com deficiência, das regiões brasileiras sudeste, norte, centro-oeste e nordeste, sendo quatro participantes da esfera federal e um estadual. Os resultados revelaram que os professores enfrentam barreiras arquitetônicas e atitudinais em seu trabalho, que sua jornada de trabalho é exaustiva e a que a família foi um apoio importante durante a sua trajetória profissional, ela auxiliou e prestou apoios para que o trabalho se realizasse, contribuindo, em alguns casos, para a permanência do professor em seu trabalho. Os dados desta pesquisa indicaram que a as condições concretas de trabalhos dos professores universitários entrevistados, contou com acúmulo de várias funções, fato apontado como prejudicial à saúde destes, além do ambiente de trabalho ter sido apontado como não facilitador para o desenvolvimento de um trabalho com excelência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdbolsista CNPq Chamada07/2022 -163863/2022-9 Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestradopor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5762505054289671por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9208-3664por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0990-6146por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution 3.0 Brazil