Show simple item record

dc.contributor.authorJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:03Z
dc.date.available2008-06-10
dc.date.available2016-06-02T19:44:03Z
dc.date.issued2008-02-25
dc.identifier.citationJOAQUIM, Regina Helena Vitale Torkomian. Capacitação de mães de bebês pré-termo como agentes de promoção do desenvolvimento, no ambiente hospitalar. 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2847
dc.description.abstractThis research aimed to produce (enhance) the knowledge on the necessities and possibilities for the qualification of the mother of preterm baby to work as development improver agent during the hospital internment of this babies. The research was conducted through two articulated studies , implemented in a hospital institution, having as participants the mothers (or equivalents) with interned babies and the professionals who worked on the External Nursery, where the babies stay waiting for the medical advice after the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). The # 1 Study corresponds to the examination of the process of procedures elaboration for a teaching program to the mothers or baby sitter during the baby stay in the NICU which included the development of skills of the mothers of preterm babies to care them during their stay in the NICU, considering the needs and peculiarities of this situation. The #1 Study also searched the identification of the procedures used by the professionals to prepare the mother in that sense, by mean of interviews and observation (direct and through video taping) of situation of mother and baby interaction and mother and professional interaction; and the proposition of the objective and teaching conditions compatible with such necessities and available resources. From this #1 Study resulted a modular teaching program, with corresponding unit of relevant abilities and, related to that, a set of information, demonstration and training exercises. In the #2 Study, which corresponds to the evaluation of the teaching resources, proposed as conditions for the mother training; from the implemented program units starting point, with a group of mothers of preterm babies, during their stay in the hospital environment after leaving the neonatal intensive care unit, information was gathered that could indicate the efficiency of the program to promote such abilities, at least on the spoken feed back level of the participant mothers. For that, direct observation of the action of the mothers (before, during and after the implementation of the teaching modules which each one was submitted) and interviews (before and after the teaching activities). Such observations indicated a possible impact of the implemented activities due to the revealing changes on the spoken report and even in the manner of the mother in interacting with the baby, and also provided a better understanding on the conditions that favor or not the training of the mother to care their baby, regarding the routine and characteristics of the situation on the transition of the baby from the neonatal intensive care unit to their home.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBebês - prematurospor
dc.subjectOrientação de mãespor
dc.subjectProgramação de ensinopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectHumanização da Assistência Hospitalarpor
dc.subjectHospitalizaçãopor
dc.titleCapacitação de mães de bebês pré-termo como agentes de promoção do desenvolvimento, no ambiente hospitalarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Cortegoso, Ana Lúcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783619U5por
dc.description.resumoEste projeto visou produzir conhecimento sobre necessidades e possibilidades de capacitação de mães de bebês pré-termo para atuar como agentes de promoção do desenvolvimento, durante a internação hospitalar destes bebês. Foi desenvolvido por meio de dois estudos articulados, implementados em uma instituição hospitalar, tendo como participantes mães ou cuidadores que tinham bebês internados na instituição, além dos profissionais que atuavam no serviço que abriga estes bebês após alta médica da UTI neonatal e aguardam alta da internação. O Estudo 1 corresponde ao exame do processo de elaboração de um programa de ensino destinado a capacitar estas mães ou cuidadores dos bebês durante a permanência destas crianças neste ambiente, que incluiu desenvolver recursos para capacitação de mães de bebês pré-termo para lidar com seus filhos durante a estadia destes bebês em internação pós-UTI neonatal, considerando as necessidades e peculiaridades deste tipo de situação; identificar os procedimentos utilizados pela equipe para prepará-las neste sentido, por meio de entrevistas e observações (diretas ou por meio de filmagem) de situações de interação mãe-bebê e mãeprofissionais; propor objetivos e condições de ensino compatíveis com tais necessidades e recursos disponíveis. Deste estudo resultou um programa de ensino modular, com unidades correspondentes a conjuntos de habilidades relevantes, em relação às quais foram previstas informações, demonstrações e treinamento em exercício. No Estudo 2, que corresponde à avaliação dos recursos de ensino propostos como condição para capacitação de mães de bebês pré-termo, a partir da implementação de unidades do programa junto a um conjunto de mães de bebês pré-termo, durante sua estadia no ambiente hospitalar, foram obtidas informações destinadas a indicar a eficiência do programa para promover tais habilidades, pelo menos no âmbito do relato verbal das mães participantes. Para tanto, foram realizadas observações diretas da ação destas mães (antes, durante e após a implementação das unidades de ensino a que cada uma foi submetida) e entrevistas (antes e após as atividades de ensino). Tais observações indicaram impacto das atividades implementadas ao revelar mudanças tanto no relato verbal quanto em propriedades de condutas das mães ao interagir com os bebês, bem como propiciaram melhor compreensão sobre condições favorecedoras e desfavorecedoras do preparo da mãe para lidar com seus bebês, em função da rotina e características da situação em que se dá a transição do bebê da UTI neonatal para sua casa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7719481657895650por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record