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dc.creatorAlves, Ana Cristina de Jesus
dc.date.accessioned2016-06-02T19:44:15Z
dc.date.available2013-09-02
dc.date.available2016-06-02T19:44:15Z
dc.date.issued2013-05-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2916
dc.description.abstractThe latest international researches seek to understand the factors that influencing the successful use of assistive technology devices through studies regarding the systematizing of assessments; abandonment of devices; or theoric models that consider the aspects of those devices implementation. In Brazil the researches are focused on developing new technologies and there are still not sufficient studies related to the successful use of devices and ways of assistive technology implementation. The main objective of this study was to identify and provide a way to implement assistive technology devices for use in Brazil. There was identified and analyzed the major conceptual and practical approaches related to the implementation of AT devices, choosing the more structured model cited in the literature to be analyzed and made available for use. Thus, this research involved two studies. The first focused on the literature review that revealed conceptual models and the most common assessments used for indication and implementation of assistive technology devices. The second study aimed to select a conceptual model and assessment tool for indicating AT, and cross-cultural validation of this instrument. The results showed that among 29 selected articles, 17 conceptual models used in the area of AT were found, of these, 14 were specific to AT. Regarding the assessments identified only 7 of the 15 were specific of AT. The conceptual model Matching person and Technology MPT and the assessment Assistive Technology Device Predisposition Assessment - ATD PA were selected for analysis and cross-cultural adaptation. Thus, this study has resulted in the manual and the assessment ATD PA Br - adapted version for Brazil, providing a systematic way of indication of AT devices related to the national reality.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopor
dc.subjectATDPA Brpor
dc.subjectMPTpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectModelopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectModeleng
dc.subjectAssessmenteng
dc.titleTecnologia assistiva: identificação de modelos e proposição de um método de implementação de recursospor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Matsukura, Thelma Simões
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297232372201541por
dc.description.resumoPesquisas internacionais mais recentes buscam compreender os fatores que influenciam o uso bem sucedido dos recursos de tecnologia assistiva (T.A.), seja através de estudos de sistematização de avaliações, de estudos sobre as causas de abandono dos recursos, ou através de estudos de modelos teóricos que abordam aspectos presentes na implementação dos mesmos. No Brasil, as pesquisas estão focadas no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo ainda escassos os estudos sobre o uso bem sucedido dos recursos e as formas de implementação de T.A. O objetivo desse estudo foi identificar e disponibilizar uma forma de implementação de recursos de tecnologia assistiva para uso no Brasil. Para tanto, foram identificados e analisados os principais modelos conceituais e abordagens práticas relacionados à implementação de recursos de T.A., elegendo-se o modelo mais estruturado e citado na literatura para ser analisado e disponibilizado para uso. Desta forma, esta pesquisa envolveu a realização de dois estudos. O primeiro, focou a revisão da literatura que revelou modelos conceituais e avaliações mais utilizadas para a indicação e implementação de recursos de tecnologia assistiva. O segundo estudo, objetivou a seleção de um modelo conceitual e do instrumento de avaliação para indicação de T.A., e da validação transcultural deste instrumento. Os resultados mostraram que dentre 29 artigos selecionados, 17 modelos conceituais utilizados na área de T.A. foram encontrados, destes, 14 eram específicos de T.A. Em relação às avaliações localizadas apenas 7 das 15 eram específicas de T.A. O modelo conceitual Matching person and Technology MPT e a avaliação Assistive Technology Device Predisposition Assessment ATD PA foram selecionados para análise e adaptação transcultural. Assim, este estudo apresenta como resultado o manual e a avaliação ATD PA Br versão adaptada para o Brasil, oferecendo uma forma sistematizada de indicação de recursos de T.A. pertinente à realidade nacional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Especialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor


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